Universidade de Oxford recebe inscrições para bolsas integrais

A Universidade de Oxford, por meio do Rhodes Trust, iniciou no dia 2 de junho o processo para as bolsas Rhodes Scholarships 2026, que financiam estudos de pós-graduação na instituição. As inscrições estão abertas até 31 de julho, conforme calendário oficial.




O programa concede duas vagas para candidatos globais (categoria Global), sem limite por país. As bolsas são voltadas a candidatos com perfil acadêmico de excelência, comprovada liderança e engajamento comunitário, além de vocação para provocar mudanças sociais. Na categoria Global, é necessário que o candidato seja nomeado por uma instituição, como uma universidade brasileira, até 29 de julho, antes de concluir a inscrição.

Após a seleção regional, os bolsistas iniciarão seus estudos em Oxford geralmente no outono britânico de 2026, com cobertura total de taxas, bolsa de manutenção, seguro saúde e passagens aéreas.

Quem pode se inscrever?

Podem participar candidatos com:

  • Idade entre 18 e 24 anos até 1º de outubro de 2025;
  • Ou, para quem concluiu a graduação mais tarde, até 27 anos, desde que o diploma tenha sido obtido após 1º de outubro de 2024;
  • Excelente histórico acadêmico: nota média mínima de 3,7 em 4 (equivalente a 9,25 em 10);
  • Perfil de liderança, engajamento social e compromisso com causas coletivas.

O Brasil integra a categoria global do programa. Para concorrer, é necessário que o estudante seja nomeado por uma universidade brasileira, o que pode ser feito diretamente na plataforma da Rhodes Trust. Cada instituição pode nomear até três candidatos. Após a nomeação, o candidato conclui o formulário completo até 31/7.

LEIA TAMBÉM: MEC oferece cursos gratuitos de inglês, espanhol e francês com certificado

Benefícios da bolsa

A bolsa cobre:

  • 100% das taxas acadêmicas da Universidade de Oxford;
  • Valor mensal de manutenção para cobrir custos de vida na Inglaterra – em 2024, o valor era de £1.591 por mês (cerca de R$ 10.800);
  • Passagens aéreas de ida e volta;
  • Auxílio-instalação ao chegar no país;
  • Acesso gratuito ao sistema nacional de saúde do Reino Unido (NHS).

Os programas elegíveis são cursos full-time de pós-graduação, com duração de até três anos.

Como se inscrever?

Interessados devem acessar o site da Rhodes Trust para verificar a elegibilidade e iniciar o processo de candidatura até 29 de julho, quem precisar de nomeação institucional. O prazo final para envio completo da inscrição (com documentação e formulários) é 31 de julho, às 23h59 (horário de Londres), conforme o edital oficial.

Após o envio do formulário completo, a próxima etapa inclui entrevistas regionais e nacionais, programas de liderança e análise do histórico acadêmico. O edital completo com critérios específicos está disponível no site oficial da Rhodes Trust. Mais informações podem ser verificadas aqui.




Comentários estão fechados.