IFRS oferece mais de 400 cursos online gratuitos com certificado

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) está com inscrições abertas para mais de 400 cursos online gratuitos com certificado. As novas turmas integram a oferta de cursos de curta duração da instituição e contemplam diversas áreas do conhecimento. Ao todo, são 470 opções, com cargas horárias que variam de 20 a 200 horas, e conclusão prevista até janeiro de 2026.




Os cursos são disponibilizados nas plataformas Moodle IFRS e Aprenda Mais, ambas com acesso gratuito. As formações são autoinstrucionais, ou seja, o aluno pode estudar no seu próprio ritmo e horário. Não há exigência de escolaridade ou processo seletivo. Para participar, basta ter CPF e conta de e-mail válidos.

As áreas contempladas incluem: Ambiente e Saúde, Ciências Humanas, Ciências Exatas, Educação, Gestão e Negócios, Informática, Idiomas, Produção Cultural e Design, Recursos Naturais, Turismo e Hospitalidade, entre outras.

Certificado gratuito e novos cursos no segundo semestre

Quem concluir o curso com aprovação pode emitir certificado digital gratuito até o dia 31 de janeiro de 2026. Os cursos são ideais tanto para formação inicial quanto para desenvolvimento profissional contínuo.

LEIA TAMBÉM: Últimos dias – MEC tem cursos gratuitos de inglês, espanhol e francês com certificado

Entre as novidades do segundo semestre, destacam-se sete cursos adicionados na plataforma Moodle IFRS:

  • Assistente de Tesouraria (200 horas);
  • Apresentações Google (40 horas);
  • Documentos Google (50 horas);
  • Google Drive (20 horas);
  • Planilhas Google (60 horas);
  • Node.js: Introdução ao Desenvolvimento de APIs Modernas (40 horas);
  • React Native e React com foco em aplicativos móveis e SPAs (ambos com 40 horas).

Desde 2017, quando começou a ofertar cursos online abertos (MOOCs), o IFRS já ultrapassou 10 milhões de matrículas. A coordenadora de Educação a Distância, Júlia Marques Carvalho da Silva, destacou o impacto da iniciativa como parte do compromisso social da Rede Federal de Educação: “Esse marco representa não apenas um número simbólico, mas o reconhecimento da potência que a Rede Federal tem quando articula conhecimento, tecnologia e compromisso social”.

Acesse os cursos online do IFRS nos seguintes endereços:

Comentários estão fechados.