Especialização gratuita EAD em Práticas Integrativas e Complementares no Cuidado em Saúde abre 150 vagas

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo, que visa preencher 150 vagas na especialização gratuita EAD em Práticas Integrativas e Complementares no Cuidado em Saúde.




O curso será ofertado, por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

LEIA TAMBÉM: Cursos gratuitos online de LIBRAS abrem inscrições para o 2º semestre e oferecem certificado

Os selecionados estudarão por 18 meses, tempo no qual deverão finalizar as 375 horas de pós-graduação.

Nesse período, os alunos terão aulas online e também deverão participar de encontros presenciais nos polos, que são: Santa Maria, Palmeira das Missões, Pelotas, Serafina Corrêa e Uruguaiana.

Disciplinas da especialização gratuita EAD em Práticas Integrativas e Complementares no Cuidado em Saúde

Disciplina obrigatória Carga Horária
Auriculoterapia 60h
Bases Teóricas e Metodológicas da Pesquisa 30h
Desenvolvimento Pessoal e Profissional Contínuo 15h
Empreendedorismo e Mercado de Trabalho 15h
Ética e Bioética em Práticas Integrativas e Complementares no Cuidado em Saúde 30h
Humanização e Gestão do Cuidado em Pics 30h
Medicina Oriental, Ocidental e Ayurveda 30h
Políticas Públicas e Saúde Coletiva em Pics 30h
Práticas Integrativas I 30h
Práticas Integrativas II 30h
Práticas Integrativas III 30h
Reiki e Terapias de Imposição de Mãos 45h

Inscrições

As 150 vagas da especialização gratuita EAD em Práticas Integrativas e Complementares no Cuidado em Saúde são voltadas para graduados, em curso reconhecido pelo MEC, que atuam em órgãos públicos ou do terceiro setor ou que tenham aspirações ao exercício das Práticas Integrativas e Complementares.

Interessados devem ler os editais e podem se inscrever pelo link: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prpgp/editais/022-2025?tipo=link.

Datas importantes

  • Período de inscrições para a seleção da especialização gratuita a distância 18/07 a 25/08/25
  • Relação final de candidatos inscritos 14h de 27/08/25
  • Relação preliminar de candidatos classificados e suplentes 17/09/25
  • Relação final de candidatos classificados e suplentes 26/09/25
  • Confirmação de vaga 29 e 30/09/25
  • Início das atividades acadêmicas 06/10/25




Comentários estão fechados.