IBC abre seleção para Mestrado Profissional em Deficiência Visual

O Instituto Benjamin Constant (IBC), vinculado ao Ministério da Educação, publicou o edital nº 17/2025 para ingresso no Mestrado Profissional em Ensino na Temática da Deficiência Visual (MPEDV). A nova turma terá início em 2026 e contará com 23 vagas, sendo parte delas reservada a ações afirmativas e a servidores da própria instituição.




O mestrado é presencial e busca formar profissionais capazes de compreender e enfrentar os desafios pedagógicos e sociais ligados ao ensino de pessoas com deficiência visual. A proposta envolve uma formação abrangente, que inclui aspectos pedagógicos, culturais, psicossociais, fisiológicos e o uso de tecnologias assistivas.

As 23 vagas estão distribuídas em duas linhas de pesquisa:

  • Linha 1: Corpo, subjetividades, cognição e linguagens (8 vagas).
  • Linha 2: Saberes e práticas docentes no ensino de pessoas com deficiência visual (15 vagas).

Do total, 6 vagas são reservadas para ações afirmativas (pessoas com deficiência visual, outras deficiências, além de candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas) e 2 para servidores ativos do quadro permanente do IBC.

Quem pode participar

O processo seletivo está aberto a candidatos com diploma de graduação em qualquer área, desde que emitido por instituição reconhecida pelo MEC. Também serão aceitos, de forma condicional, candidatos que comprovem a conclusão do curso por meio de declaração oficial no momento da inscrição.

Inscrições e prazos

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, até 10 de outubro de 2025, até as 17h. O formulário e a lista de documentos exigidos estão disponíveis no site oficial do programa. O formulário pode ser acessado aqui.

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O processo seletivo será composto por quatro fases eliminatórias e classificatórias:

  • Prova discursiva – avalia conhecimentos sobre o ensino de pessoas com deficiência visual.
  • Avaliação do pré-projeto – análise da proposta de pesquisa submetida.
  • Avaliação oral – apresentação e defesa do pré-projeto perante banca examinadora.
  • Análise curricular – pontuação baseada em titulação, experiência profissional e produção científica.

A pontuação final será calculada por média ponderada, considerando o peso de cada etapa, e a classificação será definida em ordem decrescente dentro de cada linha de pesquisa.




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