O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), anunciou a abertura de 2.190 vagas em 90 cursos gratuitos de Formação Inicial e Continuada (FIC). As oportunidades estão distribuídas em 44 cidades de 11 estados brasileiros e fazem parte do projeto nacional “Capacita em Rede”, que busca ampliar a qualificação profissional em diversas áreas.
As capacitações têm carga horária de 50 horas, são de curta duração e ocorrerão de forma presencial. A diversidade de áreas oferecidas inclui cuidados pessoais, tecnologia, saúde, indústria e administração. Entre os cursos, estão:
- Minas Gerais: Cuidador infantil (Nepomuceno), eletricista industrial (Cambuí), pedreiro de alvenaria (Machado/Douradinho), assistente administrativo (Francisco Sá), entre outros.
- São Paulo: Libras básico (Carapicuíba), habilidades comportamentais para o trabalho (Presidente Prudente), produção de alimentos doces e salgados (São Paulo), horticultura (Ribeirão Preto), pedreiro de alvenaria (Guarujá) e mais.
- Paraná: Eletricista predial de baixa tensão (Foz do Iguaçu).
- Rio Grande do Sul: Maquiagem, pintor de obras, informática básica, manicure e pedicure (Santana do Livramento).
- Tocantins: Designer de sobrancelhas (Colinas do Tocantins), assistente de RH (Miracema), comunicação em mídia (Palmas), camareira em meios de hospedagem (São Félix do Tocantins).
- Pará: Maquiagem (Rio Maria), cuidador de idoso (Xinguara), produção de alimentos doces e salgados (Pau D’Arco).
- Ceará: Português para estrangeiros, marcenaria, padeiro básico, informática (Sobral e Tianguá).
- Pernambuco: Cuidador de idoso (Salgueiro), camareira em meios de hospedagem (Petrolina).
- Paraíba: Barbeiro (Campina Grande).
- Bahia: Costureiro(a) básico (Porto Seguro e Guaratinga).
- Sergipe: Agricultura orgânica e horta comunitária (Porto da Folha).
- Piauí: Informática básica e vendedor (Teresina), horta comunitária (Barreiras).
- Rondônia: Almoxarife, português para estrangeiros, eletricista predial, maquiagem, costureiro básico e assistente administrativo (Porto Velho).
Como participar
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 10 de outubro de 2025, exclusivamente pela internet, no Sistema de Inscrições do IFSULDEMINAS. A seleção será realizada por ordem de inscrição, garantindo a vaga aos primeiros candidatos que completarem o cadastro.
Para concorrer, é necessário ter CPF, documento de identidade e escolaridade mínima exigida para cada curso, geralmente Ensino Fundamental Incompleto, além de idade a partir de 16 ou 18 anos, conforme o edital.
A lista de aprovados será divulgada no dia 11 de outubro de 2025, no portal do IFSULDEMINAS, e as aulas estão previstas para começar em 27 de outubro de 2025.
Comentários estão fechados.