ProfHistória abre 677 vagas em mestrado para professores em todo o Brasil

O Ministério da Educação (MEC) e a CAPES publicaram o edital do Exame Nacional de Acesso 2026 para o Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória). Coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o programa oferece 677 vagas presenciais distribuídas em instituições de ensino superior de todas as regiões do país. O curso é reconhecido pela CAPES e resulta no título de Mestre em Ensino de História.




O ProfHistória é um curso stricto sensu voltado à formação continuada de professores da Educação Básica, com aulas presenciais que podem ocorrer de segunda a sábado, conforme calendário de cada instituição associada. A iniciativa busca fortalecer a prática docente em História, aliando pesquisa acadêmica e atuação escolar.

As linhas de pesquisa disponíveis são:

  • Saberes Históricos no Espaço Escolar
  • Linguagens, Mídias e Narrativas no Ensino de História
  • Patrimônio, Memória e Identidades no Ensino de História

Das vagas oferecidas, 638 serão preenchidas pela prova nacional unificada e 39 por meio de processos diferenciados em instituições específicas.

Instituições participantes e vagas

As vagas estão distribuídas em dezenas de universidades públicas em todas as regiões do Brasil. Entre elas estão a UFG, a UEMS, a UFMT, a UESB, a UFC, a UFPE, a UFRN, a UFAC, a UFPA, a UFRJ, a UFF, a UNICAMP, a UFPR, a UFSC e a UFRGS, entre muitas outras. O edital detalha a quantidade de vagas por instituição, permitindo que o candidato escolha a mais próxima de sua realidade profissional.

LEIA TAMBÉM: IFSP abre pós-graduação gratuita em Matemática

Quem pode se inscrever

O processo seletivo é destinado a licenciados em História, com diploma registrado no Ministério da Educação (MEC). A prioridade é para docentes da rede pública de Educação Básica em qualquer etapa de ensino. No entanto, até 30% das vagas podem ser destinadas a professores de História de outras redes, desde que sobrem vagas após o atendimento da rede pública.

Processo seletivo e inscrições

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site oficial do ProfHistória, clicando aqui, com preenchimento do requerimento de inscrição, escolha da instituição e pagamento da taxa de R$ 150,00. O cronograma completo, com prazos para inscrição e pagamento, está disponível no Anexo 1 do edital.

A seleção será composta por duas etapas:

  • Prova objetiva, com 20 questões de múltipla escolha.
  • Prova discursiva, com uma questão analítica.

Para que a prova discursiva seja corrigida, o candidato deve alcançar pelo menos 60% de acertos na prova objetiva e estar classificado em até quatro vezes o número de vagas da instituição escolhida. A nota final será calculada com peso de 40% para a objetiva e 60% para a discursiva. Em caso de empate, serão considerados a maior nota na discursiva e, em seguida, a maior idade.

O programa conta com o apoio do PROEB/CAPES, que pode oferecer bolsas a docentes da rede pública de educação básica aprovados no processo. No entanto, a concessão está sujeita à disponibilidade orçamentária da agência e não é garantida a todos os selecionados.




Comentários estão fechados.