UFAL abre inscrições para especializações EAD com mais de 540 vagas gratuitas

A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) está com inscrições abertas para 548 vagas em seis cursos de especialização lato sensu totalmente gratuitos. A oferta, regulamentada pelo Edital nº 10/2025-CIED/CPG-PROPEP/UFAL, é voltada a profissionais com diploma de nível superior e vinculada ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).




As formações têm duração prevista de 18 meses e acontecem na modalidade a distância (EAD), mas incluem atividades presenciais obrigatórias nos polos de apoio distribuídos pelo estado de Alagoas.

Cursos oferecidos e polos presenciais

As vagas estão distribuídas em seis áreas de especialização e 14 polos de apoio presencial. Confira a lista completa:

  • Cultura Oceânica e Sustentabilidade na Educação Básica – 124 vagas (Maceió, Maragogi, São José da Lage, Arapiraca, Coruripe).
  • Ensino de Ciências e Saúde Única – 103 vagas (Porto Calvo, Matriz do Camaragibe, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema).
  • Ensino de Ciências – Ciência é 10 – 94 vagas (Teotônio Vilela, Matriz do Camaragibe, Delmiro Gouveia, Cajueiro).
  • Gestão Pública Municipal – 92 vagas (Maceió, Penedo, Santana do Ipanema, Arapiraca, Maragogi).
  • Ensino de Geografia – 70 vagas (Cajueiro, Maragogi, São José da Lage).
  • Gestão Sustentável no Manejo Integrado em Proteção de Plantas – 65 vagas (Boca da Mata, São José da Lage, Delmiro Gouveia).

Quem pode participar

Para concorrer, é necessário possuir diploma de graduação em instituição reconhecida pelo MEC. Alguns cursos exigem formação específica, como licenciaturas em áreas relacionadas. Candidatos que estão no último semestre da graduação também podem se inscrever, desde que apresentem declaração de provável concluinte no ato da matrícula.

LEIA TAMBÉM: Etec abre inscrições para curso técnico gratuito EAD em Comércio

O edital ainda prevê ações afirmativas, com reserva de vagas para candidatos de ampla concorrência (40%), pessoas negras (20%), indígenas (10%), pessoas com deficiência (10%), candidatos trans, refugiados e assentados (10%), além de servidores da própria UFAL (10%).

Inscrições e seleção

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo SIGAA da UFAL, clicando aqui, até as 23h59 de 4 de outubro de 2025. O candidato deve preencher o formulário eletrônico e anexar toda a documentação exigida em formato PDF.

A seleção será realizada em etapa única, com Prova de Títulos (análise curricular), de caráter eliminatório e classificatório. A pontuação seguirá os critérios definidos no barema do edital.

O resultado final do processo seletivo está previsto para ser publicado no dia 5 de novembro de 2025, também no site oficial da universidade.




Comentários estão fechados.