UNIPAMPA abre inscrições para especialização EAD em Educação Ambiental
A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) divulgou o edital nº 293/2025 para o curso de especialização Educação Ambiental e Sustentabilidade, na modalidade Educação a Distância (EAD), com 150 vagas gratuitas. O ingresso está previsto para o primeiro semestre de 2026.
O curso tem carga horária total de 450 horas e será realizado ao longo de três semestres. As vagas estão distribuídas igualmente entre cinco polos de apoio presencial: Cacequi, Gravataí, Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul e Três de Maio. Cada polo terá 30 vagas.
Apesar do caráter EAD, o edital prevê atividades presenciais nos polos, conforme o planejamento local. Há também previsão de reserva de vagas: 10% para servidores técnico-administrativos da UNIPAMPA e 10% para ações afirmativas, contemplando negros, indígenas e pessoas com deficiência.
LEIA TAMBÉM: Etec abre inscrições para curso técnico gratuito EAD em Comércio
Quem pode participar
Podem se inscrever:
- Professores da educação básica;
- Docentes do ensino superior;
- Graduados de quaisquer áreas;
- Gestores e profissionais vinculados ao setor ambiental;
- Membros de ONGs ou interessados em aprofundar a formação ambiental.
Inscrição, seleção e cronograma
O período de inscrição vai até 31 de outubro de 2025, exclusivamente pelo sistema GURI da UNIPAMPA, clicando aqui. A seleção será feita em duas etapas:
- Carta de intenções com peso de 60%;
- Análise de currículo documentado com peso de 40%.
Os candidatos serão classificados por polo, em ordem decrescente de pontuação, até o limite das vagas ofertadas. As aulas têm início previsto para março de 2026.
Comentários estão fechados.