IFNMG abre inscrições para cursos técnicos gratuitos EAD

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), por meio do Campus Teófilo Otoni, publicou o Edital nº 186/2025 com vagas para cursos técnicos gratuitos na modalidade Educação a Distância (EaD). As oportunidades são destinadas ao segundo semestre letivo de 2025 e contemplam polos nos municípios de Carlos Chagas, Nanuque e Governador Valadares, em Minas Gerais.




As inscrições são gratuitas e o processo seletivo não contará com prova. A classificação será feita a partir da análise das notas do Ensino Médio, conforme regras estabelecidas no edital oficial.

Cursos técnicos oferecidos pelo IFNMG

O edital contempla cursos técnicos nas modalidades concomitante, voltada a estudantes que estejam cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio, e subsequente, destinada a quem já concluiu essa etapa de ensino. As aulas ocorrem em formato híbrido, com atividades virtuais e encontros presenciais semanais, que podem incluir sábados.

  • No Polo Carlos Chagas, são ofertadas 40 vagas para o curso Técnico em Agropecuária, no período noturno.
  • No Polo Nanuque, há duas turmas do curso Técnico em Agropecuária, com 40 vagas cada, também no turno noturno, nos polos Vila Gabriel Passos e Vila Pereira.
  • Já no Polo Governador Valadares, o IFNMG disponibiliza 60 vagas para o curso Técnico em Alimentação Escolar, 120 vagas para Técnico em Secretaria Escolar e 60 vagas para Técnico em Tradução e Interpretação em Libras, todos no período noturno.

LEIA TAMBÉM: Santander libera mais de mil cursos gratuitos online para qualificação profissional

Processo seletivo

O período de inscrições ocorre de 15 a 22 de dezembro de 2025. A lista preliminar de inscritos será divulgada em 19 de janeiro de 2026, enquanto o resultado final está previsto para 27 de janeiro de 2026. As matrículas dos candidatos aprovados acontecem entre os dias 28 de janeiro e 3 de fevereiro de 2026.

A seleção será feita com base na média aritmética das notas de Língua Portuguesa e Matemática obtidas no Ensino Médio, considerando o 1º e 2º anos ou até o 3º ano, conforme a modalidade escolhida. No momento da inscrição, o candidato deverá informar as notas e anexar a documentação exigida.

O processo seletivo reserva 50% das vagas para estudantes egressos de escolas públicas, conforme a Lei nº 12.711/2012. Dentro desse percentual, há subcotas para candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. O IFNMG também prevê reserva de vagas para egressos de Escolas Família Agrícola (V-EFA) e para pessoas com deficiência na ampla concorrência.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do formulário eletrônico que será disponibilizado no portal oficial do IFNMG Campus Teófilo Otoni dentro do prazo estabelecido no edital.




Comentários estão fechados.