Terminam no dia 28/01/2026 as inscrições para o curso gratuito, 100% online, em Governança Algorítmica e Transformações Institucionais: Fundamentos Essenciais para Profissionais do Direito.
Há 10 mil vagas nesta oportunidade, que é ofertada pela Universidade de São Paulo (USP). Os selecionados terão aulas de 29/01/2026 até 25/02/2026.
Conteúdo do curso gratuito, 100% online, em Governança Algorítmica e Transformações Institucionais
- “Fundamentos da Governança Algorítmica
Ementa: O que são sistemas algorítmicos e como se inserem nas instituições; Conceitos-chave: governança, supervisão, accountability, confiabilidade; Devido processo e decisões automatizadas; O papel das instituições e dos profissionais do Direito na mediação tecnológica.
- Riscos, Impactos e Estruturas de Controle
Ementa: Identificação de riscos jurídicos, sociais e institucionais; Desenho de mecanismos de controle e mitigação; Transparência, explicabilidade e documentação de sistemas; Modelos internacionais de avaliação de impacto (comparação estruturada).
- Regulação da IA e Governança Pública Digital
Ementa: Marcos regulatórios brasileiros e internacionais; Governança no setor público: digitalização, decisões automatizadas, serviços algorítmicos; Papéis e responsabilidades das autoridades, órgãos de controle e instâncias internas; Como interpretar o PL 2338/23, princípios da OCDE e frameworks internacionais como ferramentas de governança.
- Práticas Contemporâneas de Governança e Oportunidades Profissionais
Ementa: Estudos de caso aplicados: governança institucional, modelos de supervisão e auditoria; Conselhos de governança, comitês de ética e estruturas de compliance algorítmico; Competências essenciais para advogados na área de governança tecnológica; Como o MBA CIAAM+ desenvolve esse repertório e prepara lideranças para a era digital”.
Inscrições
O curso gratuito, 100% online, em Governança Algorítmica e Transformações Institucionais pode ser feito por pessoas de todo o Brasil, até o dia 28/01/2026. Para mais informações e inscrições, clique aqui.
Comentários estão fechados.