USP abre inscrições para curso gratuito sobre impacto das novelas na sociedade

A Universidade de São Paulo (USP) abriu inscrições para o curso de difusão A telenovela brasileira na pesquisa socioespacial. A formação propõe analisar o papel das telenovelas na compreensão de fenômenos sociais, culturais e urbanos no Brasil.




O curso é coordenado pelo professor Ivo Renato Giroto e busca discutir como as narrativas televisivas ajudam a interpretar aspectos relacionados à arquitetura, urbanismo, sociologia e política. A proposta é utilizar a telenovela como objeto de análise acadêmica para compreender representações sociais e territoriais presentes na cultura brasileira.

A iniciativa é vinculada à Reitoria da USP e dá continuidade a atividades acadêmicas já desenvolvidas em parceria com o SESC/SP, ampliando o debate sobre o papel das telenovelas na construção do imaginário social e cultural do país.

Como funciona o curso

O curso será realizado na modalidade presencial e contará com 150 vagas gratuitas. As aulas ocorrerão no Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA), localizado na Rua Maria Antonia, 294, em São Paulo.

A programação será distribuída em quatro encontros, realizados às quintas-feiras, das 10h às 12h, no período de 9 de abril a 30 de abril de 2026. Durante o curso, serão abordados temas relacionados à influência das telenovelas em diferentes dimensões da sociedade brasileira.

Conteúdos abordados nas aulas

O programa inclui discussões sobre diferentes aspectos sociais e culturais retratados nas produções televisivas brasileiras.

Entre os temas previstos estão:

  • Telenovela e Cidade
  • Telenovela e Consumo
  • Telenovela e Arquitetura
  • Telenovela e Política

As aulas buscam analisar como as telenovelas representam classes sociais, territórios urbanos e dinâmicas econômicas, além de discutir seus impactos na formação da cultura e da identidade brasileira.

Quem pode participar

O curso é voltado principalmente para estudantes e pesquisadores das áreas de Arquitetura e Urbanismo, História, Sociologia, Antropologia, Geografia, Jornalismo e Publicidade.

Também podem se inscrever pessoas interessadas em discutir o papel das telenovelas na sociedade brasileira, mesmo que não possuam formação acadêmica nas áreas citadas. Não é exigido diploma de graduação para participar da formação.

Prazo de inscrição e seleção

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet por meio do Sistema Apolo da USP, que pode ser acessado clicando aqui. O período de inscrição vai de 1º de março de 2026 até 31 de março de 2026, às 23h59.

A seleção dos participantes será feita por sorteio eletrônico, realizado pelo sistema da universidade no dia 1º de abril de 2026. Para receber o certificado de conclusão, o participante deverá cumprir o requisito de frequência mínima de 75% nas aulas presenciais. As informações completas e o formulário de inscrição estão disponíveis no sistema oficial da USP.




Comentários estão fechados.