Para quem busca uma graduação gratuita com formação voltada ao mercado de trabalho, a Fatec está com inscrições abertas para o curso superior de tecnologia em Logística. A oferta faz parte do Vestibular Fatec para o 2º semestre de 2026 e contempla unidades em diferentes cidades do estado de São Paulo.
O curso é oferecido pelas Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo e tem foco na formação de profissionais capazes de atuar no planejamento, controle e operação de cadeias logísticas. A graduação prepara o estudante para atividades relacionadas a transporte, estoque, distribuição, custos operacionais, fretes, tributos, rotas de entrega e uso de ferramentas de gestão.
As inscrições para o processo seletivo seguem abertas até as 15h do dia 1º de junho de 2026, exclusivamente pela internet, no Portal do Vestibular Fatec. A taxa de inscrição é de R$ 90,00.
Curso forma tecnólogos para a área de logística
A graduação em Logística é um curso superior de tecnologia voltado a quem deseja atuar em uma área diretamente ligada ao funcionamento de empresas, centros de distribuição, indústrias, transportadoras, comércios e operações de abastecimento.
Durante a formação, o estudante tem contato com disciplinas ligadas à gestão, matemática financeira, estatística, economia, logística internacional, comércio exterior e idiomas. A proposta é unir base administrativa e ferramentas analíticas para formar profissionais aptos a lidar com demandas práticas do setor.
O curso é oferecido principalmente na modalidade presencial, com aulas distribuídas de segunda a sexta-feira. Dependendo da unidade, também podem ocorrer atividades complementares ou aulas aos sábados.
Unidades com oferta de Logística
A formação em Logística aparece em diferentes unidades da Fatec. Entre os locais com oferta estão Fatec Americana – Ministro Ralph Biasi, Fatec Bebedouro – Jorge Caram Sabbag, Fatec Botucatu, Fatec Bragança Paulista – Jornalista Omair Fagundes de Oliveira, Fatec Campinas, Fatec Carapicuíba, Fatec Guarulhos, Fatec Jahu – Octavio Celso Pacheco de Almeida Prado, Fatec Lins – Prof. Antonio Seabra, Fatec Mauá, Fatec Mogi das Cruzes, Fatec Baixada Santista – Rubens Lara, Fatec São José dos Campos – Prof. Jessen Vidal, Fatec Zona Leste, Fatec Zona Sul – Dom Paulo Evaristo Arns e Fatec Sorocaba – José Crespo Gonzales.
Como as vagas e os períodos de aula variam conforme a unidade, o candidato deve conferir no sistema oficial qual Fatec oferece o curso no turno desejado.
LEIA TAMBÉM: Curso gratuito de Libras EAD abre 600 vagas
Quem pode concorrer às vagas
Para disputar uma vaga no curso superior tecnológico, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio regular ou equivalente até a data definida para a matrícula.
Também podem se inscrever candidatos que obtiveram certificação por exames de jovens e adultos ou exames nacionais de competências, como o Encceja. Estudantes que ainda não concluíram o Ensino Médio podem participar apenas como treineiros, sem concorrer às vagas regulares.
Prova do Vestibular
A seleção será feita por meio de exame presencial, previsto para 28 de junho de 2026, com início às 13h. A prova terá uma redação em Língua Portuguesa e 60 questões objetivas de múltipla escolha.
O exame avalia competências do núcleo comum do Ensino Médio, raciocínio lógico e resolução de situações-problema multidisciplinares. Também há o Sistema de Pontuação Acrescida, com bônus de 3% para candidatos que se autodeclararem afrodescendentes e de 10% para quem cursou integralmente o Ensino Médio em instituições públicas nacionais.
O candidato ainda pode optar por usar a nota do Enem de 2023, 2024 ou 2025 para complementar a avaliação da parte objetiva. A classificação geral e a primeira lista de aprovados estão previstas para 14 de julho de 2026. As inscrições devem ser feitas aqui.
Comentários estão fechados.