Terminam em 17/06 as inscrições para a especialização gratuita em Alfabetização, Leitura e Escrita
Terminam em 17/06/2026 as inscrições para a especialização gratuita em Alfabetização, Leitura e Escrita, que será ofertada pela Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes.
Há 200 vagas, que podem ser pleiteadas por pessoas que tenham terminado um curso de ensino superior em Licenciatura (em áreas de conhecimento específico ou Pedagogia), que seja reconhecido pelo MEC, e que também sejam docentes da educação básica, atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na cidade na qual se localiza o polo de apoio presencial ou perto dela.
LEIA TAMBÉM: USP abre 10 mil vagas gratuitas em curso totalmente online
Os polos são Cariacica, Domingos Martins, Linhares, Serra e Vila Velha. Além disso, é preciso ter acesso a um dispositivo com internet e possuir as habilidades necessárias para usá-lo.
Sobre a especialização gratuita em Alfabetização, Leitura e Escrita
A pós-graduação será semipresencial, ou seja, contará com atividades presenciais nos polos e com aulas online, e terá carga horária de 360 horas.
Os selecionados estudarão por 24 meses e cursarão as seguintes disciplinas:
- História da alfabetização no Espírito Santo;
- Bases psicológicas da alfabetização;
- Bases linguísticas da alfabetização;
- Perspectiva discursiva e dialógica;
- Educação inclusiva e diversidade cultural na alfabetização;
- Metodologias e práticas pedagógicas da alfabetização;
- Metodologia de Pesquisa em Educação;
- Leitura, literatura infantil e produção de textos;
- Avaliação da aprendizagem e indicadores na Alfabetização;
- Políticas Públicas de Alfabetização;
- Alfabetização, sociedade e diversidade;
- Tópicos em orientação de TCC;
- Apresentação dos TCCs com o objetivo de compartilhar as produções.
Inscrições
Os interessados podem acessar o link https://sead.ufes.br/editais/12-2026/ para que tenham acesso ao edital e ao formulário de inscrição,que ficará disponível até o dia 17/06/2026.
Comentários estão fechados.