Como anular o voto? Como votar em branco? Tire as suas dúvidas




Com a urna eletrônica, algumas dúvidas começam a surgir, quando a data das eleições 2018 se aproxima. De acordo com o Google, ultimamente, há muito brasileiro querendo resposta para o seguinte questionamento: como anular o voto?

Veja tambémDatas das eleições 2018 e para quais cargos haverá votação

Enquanto na época do voto em papel bastava fazer um X, hoje, o eleitor precisa digitar algo para que o seu voto seja considerado nulo. O mesmo acontece com a votação em branco, que só pode ser feita apertando as teclas da urna eletrônica.

Como anular o voto?

São considerados nulos os votos dados a números aleatórios, que não representem nenhum partido ou candidato. Se você não quer optar por nenhum dos políticos, basta digitar 00 e apertar confirma. Seu voto já será considerado nulo.

Outra dúvida bastante importante é quanto à possível anulação da eleição. Saiba que mesmo que 99% dos votos forem nulos ou brancos, as eleições 2018 não serão anuladas. O resultado dos 1% de eleitores que votaram em alguém irá decidir os eleitos.

Como votar em branco?



Assim como na hora de anular o voto, é preciso apertar teclas para votar em branco. Na urna eletrônica, quem quiser optar pelo voto em branco, deverá pressionar a teclar escrito “branco” e em seguida clicar em confirmar.

Os votos brancos não são contabilizados para ninguém e nem computados para o cálculo da maioria absoluta.

Como votar em branco? Aperte a tecla branco e depois a tecla confirma.

Como anular o voto? Digite qualquer número, que não represente nenhum candidato, como uma sequência de zeros, por exemplo (00), e aperte “confirma”.

Milena

Escreveu para sites como Yahoo e Dona Giraffa e atua em plataformas com produção de conteúdo. É formada em medicina veterinária, mas trabalha exclusivamente com redação desde 2013. Contato: milena@horabrasil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *