A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) está com inscrições abertas para a Especialização em Ensino de Ciências e Matemática (EECM), oferecida pela Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec). O curso é gratuito, tem duração de 18 meses e busca formar professores mais preparados para atuar de forma interdisciplinar na Educação Básica.
A pós-graduação soma 420 horas e será ministrada em formato semipresencial: atividades online no ambiente virtual de aprendizagem, combinadas com encontros presenciais aos sábados nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Os conteúdos são divididos em três módulos, abordando desde fundamentos teóricos e epistemológicos até práticas como experimentação em sala de aula e o uso de tecnologias digitais no ensino.
São 150 vagas ao todo, distribuídas da seguinte forma:
- Recife – 45 vagas
- Jaboatão dos Guararapes – 45 vagas
- Carpina – 20 vagas
- Garanhuns – 20 vagas
- Limoeiro – 20 vagas
LEIA TAMBÉM: Mais de 300 cursos gratuitos online com certificado estão disponíveis na Cruzeiro do Sul Virtual
O edital prevê cotas:
- 20% para candidatos negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas trans;
- 8% para pessoas com deficiência;
- 5% para servidores ativos da UFRPE;
- 5% para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
As vagas de ampla concorrência somam 92.
Quem pode se inscrever
O público-alvo são profissionais com diploma de graduação em Ciências da Natureza (Biologia, Física ou Química), Matemática e Pedagogia. Não é obrigatório estar atuando como docente, mas será um diferencial.
Entre os requisitos estão possuir diploma reconhecido pelo MEC; estar em dia com obrigações eleitorais; ter familiaridade com o uso de computador e internet; ter disponibilidade para os encontros presenciais aos sábados.
As inscrições vão até 15 de agosto de 2025, às 17h, e devem ser feitas pelo site oficial, clicando aqui. O processo seletivo terá análise documental e de informações enviadas no ato da inscrição. Critérios como experiência na Educação Básica e formação complementar nos últimos cinco anos contarão pontos.
Em caso de empate, a ordem de prioridade será:
- Mais tempo de atuação como docente na Educação Básica;
- Candidato sem outra pós-graduação (concluída ou em andamento);
- Maior idade.
Comentários estão fechados.