UNIFESP abre 150 vagas gratuitas em especialização EAD em Saúde Mental, Imigração e Interculturalidade
A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), abriu inscrições para três cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade Educação a Distância (EaD) — todos gratuitos e regulamentados pelo Edital nº 551/2025, com prazo até 27 de agosto.
Dentre as opções, a especialização em Saúde Mental, Imigração e Interculturalidade chama atenção por seu foco atual e relevância social. São 150 vagas, distribuídas igualmente entre os polos de:
- Guaianazes (SP)
- Osasco (SP)
- Jardim Paulistano (SP)
- Jaú (SP)
- São Carlos (SP)
O curso tem carga total estimada entre 445 horas e 24 meses de duração, conforme fontes variadas.
Distribuição das vagas
A divisão de vagas segue critérios de inclusão: 30% são reservadas para candidatos negros (pretos ou pardos), indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência (PcD) e candidatos trans, enquanto os 70% restantes destinam-se à ampla concorrência.
LEIA TAMBÉM: Ambev abre inscrições para Trainee e Estágio 2026 com salário de até R$ 9 mil
Podem se candidatar profissionais com graduação reconhecida pelo MEC que estejam em atividade ou tenham atuado nos últimos dois anos nas seguintes áreas:
- Saúde
- Assistência social
- Educação básica (em órgãos públicos ou ONGs/entidades de direitos humanos)
Além disso, é necessário enviar carta de intenção que justifique a importância da especialização para a trajetória pessoal e profissional.
O processo seletivo ocorre exclusivamente online, via formulário disponível no site da UNIFESP/UAB — com envio de documentos em formato PDF — e se estende até 27 de agosto.
Processo seletivo
A seleção considera:
- Documentação apresentada
- Tabela de pontuação que valoriza especialmente a experiência com imigrantes, refugiados e apátridas, além do trabalho voluntário.
Caso haja empate, dá-se preferência, nesta ordem:
- Maior pontuação em experiência profissional
- Maior idade do candidato
- Ordem de inscrição
A divulgação dos aprovados e convocações para matrícula será feita no site da UNIFESP/UAB.
Comentários estão fechados.