O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) está selecionando professores interessados em participar do Programa de Aperfeiçoamento gratuito online de Professores de Matemática do Ensino Médio – PAPMEM. Há duas opções para se inscrever no curso.
A primeira é na modalidade de “participação”. Quem optar por ela deverá acompanhar as aulas no Youtube, resolver os exercícios e enviar as respostas a cada dia. Caso seja aprovado, receberá um certificado de participação. Dessa forma, esse profissional fará o curso gratuito do IMPA 100% online.
LEIA TAMBÉM: INEP seleciona profissionais para a elaboração das provas do Enade 2026 e paga R$ 500 por questão
A segunda opção é chamada de “participação com desempenho”. Nesse caso, o cursista deverá comparecer presencialmente, no dia 30/01 (sexta-feira), ao local selecionado no ato da candidatura para realização da prova, além de realizar as mesmas atividades que os demais cursistas. Também será emitido um certificado aos aprovados.
Programação do curso gratuito online do IMPA
2ª feira – 26/01/2026
- Triângulos, senos e cossenos
- Olimpíadas em sala de aula
- Soluções dos exercícios do dia 26/01/2026
3ª feira – 27/01/2026
- Grafos na OBMEP
- Planejar antes de analisar: como o paradoxo de Simpson pode ser evitado?
- Soluções dos exercícios do dia 27/01/2026
4ª feira – 28/01/2026
- Álgebra básica: técnicas em fatoração
- Uma Introdução à Inteligência Artificial para Professores: Desvendando Potencialidades, Limites e Desafios
- Soluções dos exercícios do dia 28/01/2026
5ª feira – 29/01/2026
- Matemática amarrada com barbante
- A sequência “phi-Bonacci”
- Soluções dos exercícios do dia 29/01/2026
6ª feira – 30/01/2026
- Avaliação presencial 09h às 10h30 – Somente para os professores com inscrição na modalidade 2.
- Respostas das perguntas 11h às 12h
- Avaliação final
- Soluções da avaliação final
- Gabarito dos exercícios dos formulários
As aulas serão disponibilizadas às 09h no YouTube do IMPA: https://www.youtube.com/@impabr.
Inscrições
Os profissionais interessados podem acessar o link https://impa.br/programa/papmem-janeiro-de-2026/ para saber mais e para fazer a inscrição até o dia 16 de janeiro de 2026.
Comentários estão fechados.