UFG abre inscrições para mestrado e doutorado em Administração

A Universidade Federal de Goiás (UFG) abriu o processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGADM) no primeiro semestre de 2026. A seleção é regida pelo Edital nº 04/2025 e contempla vagas para os cursos de mestrado e doutorado acadêmicos, com aulas presenciais e foco na formação de pesquisadores e gestores na área de Administração de Organizações.




Ao todo, são oferecidas 30 vagas, sendo 18 destinadas ao mestrado e 12 ao doutorado. Do total, 50% das vagas são reservadas para ações afirmativas, contemplando candidatos de grupos historicamente sub-representados, como pessoas negras, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, entre outros critérios previstos no edital.

Linhas de pesquisa do programa de pós-graduação

O PPGADM da UFG organiza suas vagas em três linhas principais de pesquisa, que orientam os projetos acadêmicos desenvolvidos pelos estudantes ao longo do curso. As áreas contemplam temas estratégicos da administração contemporânea, incluindo empreendedorismo, políticas públicas e análise organizacional com uso de dados.

As linhas de pesquisa disponíveis são: Empreendedorismo e Inovação; Administração Pública e Políticas Públicas; e Gestão Organizacional e Inteligência de Dados. Os candidatos devem indicar a linha de pesquisa de interesse no momento da inscrição, de acordo com a afinidade do projeto apresentado.

LEIA TAMBÉM: IFSC abre inscrições para cursos gratuitos de idiomas

Quem pode se inscrever no mestrado e no doutorado

Para o mestrado, podem se candidatar pessoas com diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, reconhecido pelo MEC, ou estudantes concluintes, desde que comprovem a finalização do curso antes da matrícula. Já para o doutorado, é exigido, além da graduação, o título de mestre reconhecido pela CAPES ou MEC, ou a comprovação de conclusão do mestrado até a data da matrícula.

Todos os candidatos devem atender aos requisitos específicos previstos no edital, incluindo a apresentação de documentação acadêmica e projeto de pesquisa compatível com a linha escolhida.

Inscrição, taxa e etapas da seleção

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por e-mail, com o envio de toda a documentação exigida para o endereço [email protected]. O prazo final para envio é até as 23h59 do dia 21 de janeiro de 2026. A taxa de inscrição é de R$ 150,00, conforme estabelecido no edital.

O processo seletivo é composto por cinco etapas: comprovação de suficiência em língua inglesa, de caráter eliminatório; avaliação do resultado do Teste ANPAD, com função eliminatória e classificatória; prova oral com arguição remota sobre o projeto de pesquisa; análise do projeto ou proposta de pesquisa; e avaliação do currículo acadêmico e profissional do candidato.




Comentários estão fechados.