A Universidade Federal do ABC (UFABC) abriu inscrições para o mestrado acadêmico em Ensino e História das Ciências e da Matemática, com ingresso em 2026. Ao todo, são 34 vagas em um programa gratuito voltado à formação de pesquisadores e professores interessados em aprofundar estudos na área.
A seleção contempla ampla concorrência e vagas reservadas para ações afirmativas, incluindo candidatos negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, pessoas trans e refugiados, conforme as políticas institucionais.
LEIA TAMBÉM: IFAC abre vagas em cursos gratuitos de inglês e espanhol EAD
Linhas de pesquisa
O programa é estruturado em três linhas principais, que orientam o desenvolvimento dos projetos de pesquisa. Os candidatos podem escolher entre estudos voltados ao ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática, formação de professores ou investigações sobre a relação entre saberes históricos e o ensino dessas áreas.
Como se inscrever
Podem se inscrever candidatos com diploma de graduação reconhecido pelo MEC ou com previsão de conclusão até o momento da matrícula. O processo seletivo não cobra taxa de inscrição.
As inscrições devem ser feitas pela internet entre os dias 11 de abril e 11 de maio de 2026, pelo sistema oficial da UFABC, clicando aqui.
O processo seletivo é composto por três etapas: exame de proficiência em língua estrangeira, prova escrita e análise de projeto com arguição oral e avaliação de currículo. As etapas incluem critérios eliminatórios e classificatórios, com exigência de nota mínima para aprovação.
Comentários estão fechados.