UFABC abre inscrições para o curso gratuito, 100% online, Antártica ou Antártida

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito, 100% online, Antártica ou Antártida, que é ofertado pela Universidade Federal do ABC (UFABC).



Os selecionados terão aulas virtuais de 01/06/2026 a 30/10/2026 e os que finalizarem receberão um certificado.

LEIA TAMBÉM: CAPES seleciona professores para intercâmbio com tudo pago

Durante o XIII Curso Antártica ou Antártida os alunos aprenderão sobre:

  • 1. Introdução. Apresentação do curso. Metodologia de projetos. Por que inserir a Antártica no currículo escolar?
  • 2. Unidade 1. História do continente, descobrimento, tratado antártico, protocolo de Madrid, Proantar.
  • 3. Unidade 2. Biodiversidade: a vida no continente (animais invertebrados, aves, mamíferos etc.).
  • 4. Unidade 3. Espaço físico, Geografia, Recursos Naturais. Dos Baleeiros à defesa da Antártica? (caça às baleias pelo Japão) – preservação, exploradores.
  • 5. Unidade 4. Água e Gelo. Ação do gelo na vida Antártica.
  • 6. Unidade 5. Clima, como a Antártica influencia e é influenciada pelo planeta.
  • 7. Unidade 7. O inverno na Antártica – encontro síncrono com a estação antártica
  • 8. Unidade 8. Aplicação do Projeto Polar (desenvolvido semanalmente ao longo do curso)
  • 9. Encerramento do curso – relatos de experiência.

Inscrições para a seleção do curso gratuito online, com certificado, denominado XIII Curso Antártica ou Antártida

As vagas são voltadas para os profissionais de educação formal e não-formal, representantes de ONGs relacionadas com questões ambientais, professores da rede pública de ensino Brasil e Portugal e países da América do Sul.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui. No mesmo link é possível obter mais informações.



Comentários estão fechados.