Bolsonaro retira demarcação de terras indígenas da Funai e transfere para a Agricultura

0





A tarefa de identificar, delimitar e demarcar terras indígenas e quilombolas foi transferida para o Ministério da Agricultura. A medida foi tomada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL).

O Ministério da Agricultura também cuidará do Serviço Florestal Brasileiro. Entre as funções do órgão, estão a recuperação da vegetação nativa, recomposição florestal e apoio aos processos de concessão florestal.

A Fundação Nacional do Índio (Funai), vinculada ao Ministério da Justiça, era a responsável por identificar, delimitar e demarcar as terras indígenas. Já os quilombolas era atribuição do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), vinculada à Casa Civil. Já o Serviço Florestal Brasileiro era vinculado do Ministério do Meio Ambiente.

Bolsonaro assina MP que retira LGBTs das diretrizes de Direitos Humanos

Todas as ações ficarão por conta de Tereza Cristina (DEM-MS), ministra da Agricultura. Ela foi presidente da bancada ruralista do Congresso.

A mudança está na MP que Bolsonaro assinou terça-feira (01). Ainda não foi divulgado como as identificações e demarcações de terras serão feitas. Durante a campanha eleitoral, o presidente afirmou que não demarcaria nada a mais para reservas indígenas ou para quilombolas. Ele havia afirmado que os índios seriam “emancipados” em seu governo.

Marina Ruy Barbosa se irrita após tuíte sobre Bolsonaro: ‘Não me chame de Barbie’

Nesta quarta-feira (02), Bolsonaro falou sobre o assunto em seu Twitter. “Mais de 15% do território nacional é demarcado como terra indígena e quilombolas. Menos de um milhão de pessoas vivem nestes lugares isolados do Brasil de verdade, exploradas e manipuladas por ONGs. Vamos juntos integrar estes cidadãos e valorizar a todos os brasileiros”, disse ele.



Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.