Ciência e Saúde

Animais de estimação podem diminuir a depressão e prevenir hipertensão




Animais de estimação são ótimas companhias. Além disso, eles também podem ajudar na saúde dos seres humanos. Os pets podem ajudar a combater a depressão e a prevenir a hipertensão. Esses dois problemas atingem cerca de 11,2 milhões e 30 milhões de brasileiros, respectivamente.

Na depressão, um dos principais sintomas são as variações no humor. Quem sofre da doença também pode sentir solidão. E os pets ajudam nesses dois sintomas. De acordo com André Assunção, psicólogo do Hapvida Saúde, ao trocar carinho com os animais de estimação, nosso corpo produz e libera serotonina e dopamina, substâncias que se encontram no cérebro e são responsáveis pelas sensações de prazer e alegria. Estas substâncias estabilizam o humor, regulam o sono e o apetite.

Eles também fazem bem ao coração e ajudam a reduzir a pressão arterial. Ao trocar afeto com os pets, a quantidade de adrenalina no organismo diminui, assim como a frequência respiratória e cardíaca, segundo Newton Rodrigues, cardiologista do Hapvida Saúde. Isso tudo resulta na diminuição da pressão arterial.

De acordo com Rodrigues, conviver com animais de estimação também pode ser o estímulo a uma vida mais ativa. Brincar ou passear com os pets estimulam exercício físico e interação social, o que influencia diretamente na qualidade de vida, dos bichinhos e dos humanos.

Comments

0 comments

Etiquetas
Mostrar mais

Natalia Marinho

Formou-se em Jornalismo em 2010. Já escreveu para sites como Yahoo Brasil (em editorias como Yahoo Mulher e Yahoo Finanças), Compara Seguros, Beleza na Web, Pet Love, Viva Real, Americanas Viagens e Submarino Viagens. Contato: natalia@horabrasil.com.br

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios