Henrique Alves é denunciado por conta na Suíça

0




Rodrigo Janot, procurador-geral da República, denunciou Henrique Alves (PMDB-RN), ex-ministro do Turismo, por lavagem de dinheiro e evasão de divisas por causa da conta atribuída a ele na Suíça. O ex-ministro pediu demissão na última quinta-feira (16), apenas um dia depois de ser divulgado que ele foi citado na delação premiada de Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro. Ele teria recebido propina.

Sexta-feira (17), Henrique Alves negou que pediu demissão por existir tais contas no exterior. Por meio de nota, ele afirma que não tem ligação com os recursos, que não foi citado para prestar esclarecimentos, mas está à disposição da Justiça.

Mas reportagem de sábado (18), publicada no Estadão, afirma que a Suíça localizou conta do ex-ministro e que os valores foram bloqueados. De acordo com a TV Globo, os dados foram recebidos por autoridades brasileiras e eles originaram a denúncia. A investigação começou na Suíça e em seguida foi transferida para o Brasil. Foi identificada conta ligada a Alves com saldo de 800 mil francos suíços (ou aproximadamente R$ 2,8 milhões).

A transferência da Suíça para o Brasil é algo parecido com o que aconteceu no caso de Eduardo Cunha, após a Suíça encontrar contas do presidente afastado, sua esposa e uma de suas filhas. Henrique Alves é brasileiro nato, por isso não pode ser extraditado para a Suíça para responder o processo. O caso foi transferido para o Brasil para que a investigação possa continuar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.