Brasil termina Paralimpíada em 8º lugar; recorde, mas abaixo da meta

1




A China conseguiu o primeiro lugar no quadro de medalhas da Paralimpíada Rio 2016. A Grã-Bretanha conseguiu o segundo lugar. A delegação conseguiu dobrar o número de medalhas com relação a quando jogou em casa, Londres 2012, e ficou em terceiro lugar. Fechando o pódio, veio a Ucrânia em terceiro lugar.

O Brasil tinha como meta ficar em 5º lugar. Não conseguiu. Ficou em oitavo lugar. Ainda assim o Brasil mostrou uma das melhores evoluções no quadro geral. Mesmo sem bater a meta, o país conseguiu o melhor resultado da história e quebrou seu próprio recorde: de 47 medalhas, em Pequim, para 71, no Rio.

O Brasil teve 287 competidores na Paralimpíada, a maior delegação brasileira da história, e recebeu recursos financeiros de quase R$ 400 milhões nos últimos quatro anos. A quantidade de medalhas de ouro diminuiu: foi de 21, em Londres, para 14, no Rio.

A natação nacional contava com multimedalhistas promissores. A modalidade conseguiu quatro pódios mais altos, todos de Daniel Dias. Ele vai ganhar R$ 300 mil em prêmios do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Já modalidades como hipismo, canoagem e tênis de mesa cresceram em competitividade. O futebol de 5, disputado por cegos, e bons resultados do atletismo, com a saltadora cega Silvânia Costa, foram algumas das modalidades que ajudaram a levantar a posição do Brasil no quadro de medalhas. O atletismo brasileiro foi a modalidade que mais conquistou medalhas. E também a que revelou mais novos talentos.

Recordes

Recordes paralímpicos e mundiais foram quebrados mais de 600 vezes nos Jogos. Em Londres, em 2012, eles foram quebrados cerca de 450 vezes.

Entre os brasileiros, o velocista Petrúcio Ferreira, da classe T47, de pessoas com comprometimentos nos membros superiores, quebrou recorde mundial na prova dos 100 metros rasos. No lançamento de disco, Alessandro da Silva conseguiu novo recorde paralímpico.

1 comentário
  1. Anônimo Diz

    O negocio eh o seguinte: a gente tem que trabalhar sam her meta, mas quando a genre alcancar essa meta nos iremos duplicatar ela.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.