Como minimizar os efeitos do horário de verão

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Quando o horário de verão começa a valer, muitas pessoas alegam sentir mais cansaço, sonolência, alterações de humor e apetite e outros sintomas. O horário causa efeitos no organismo por causa da perda de uma hora de sono, e ele pode demorar até duas semanas para se adaptar ao novo horário. Saiba onde e quando o horário de verão começará a valer clicando aqui.

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Quando a alteração de horário é de cerca de 15 minutos, o corpo demora de dois a três dias para se acostumar. Um exemplo disso é quando você vai dormir cerca de 15 minutos mais cedo ou mais tarde que o normal. Numa alteração maior como a do horário de verão, o corpo demora até 15 dias para absorver a mudança de 60 minutos.

Como minimizar os efeitos do horário de verão

Alimentação

Evite comidas muito calóricas quando estiver perto de ir dormir. Uma alimentação saudável é importante o ano inteiro, mas uma má alimentação no horário de verão atrapalha a adaptação do corpo.

Hidratação

O corpo deve ficar hidratado, por isso beba 2 litros de água por dia. Ainda mais agora que as temperaturas começarão a subir no verão. A água ajuda a regular a temperatura do corpo, deixa o metabolismo funcionando corretamente e elimina toxinas.

Banho morno

Um banho morno pode ajudar a dormir melhor e resistir menos à insônia.

Atividade física

O ideal é se exercitar de manhã durante o período de adaptação ao novo horário. Atividades físicas devem ser feitas até quatro horas antes de ir dormir. Eles aumentam a temperatura do corpo e podem atrapalhar o sono.

Cafeína

Interrompa o consumo de cafeína depois do almoço. A substância agita o sistema nervoso central e pode atrapalhar o sono.

Rotina

Mantenha a rotina, mesmo que 7h da manhã seja 6h da manhã em seu relógio biológico.

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