Globo Repórter: o mapa do sedentarismo no Brasil

0



O Globo Repórter desta sexta-feira, dia 25, vai abordar a vida sedentária que os brasileiros levam. O sedentarismo faz parte de aproximadamente metade da população do país. Os repórteres Beatriz Castro e Fabio Castro vão percorrer o país, de Norte a Sul, obtendo dados e mostrando quais são as capitais mais ou menos ativas.

A mais bem colocada no ranking é Brasília que tem 52,1% das pessoas ativas. Do outro lado, São Paulo, a maior cidade do país, é também a campeã no número de sedentários. Na capital paulista apenas 30,7% das pessoas se exercitam.

E nessa cidade que está sendo realizado que visa identificar como o exercício físico renova o cérebro até na velhice e, se não for estimulado, para de crescer. “Nas mulheres, essa atrofia é ainda maior, pode ser mais de 8%”, conta Rafael Emídio, orientador do estudo na Universidade de São Paulo.

Há também uma pesquisa que investiga os efeitos da atividade física antes, durante e depois da menopausa e mostra que os sintomas afetam menos as pessoas ativas.

A cidade com menos pessoas obesas é Florianópolis. A população do local tem o costume de consumir frutas e verduras. Já Recife, no outro extremo, é a vice lanterna da lista.

O ‘Globo Repórter’ vai ao ar na noite de sexta-feira, dia 25, logo após a novela ‘A Lei do Amor’.






Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.