Papa diz que freiras foram abusadas por padres e bispos




Uma revista do Vaticano chamou a atenção para um tema antigo envolvendo a igreja católica: o abuso sexual de freiras, cometido por padres e bispos. Após matéria da revista feminina do L’Osservatore Romano, Papa Francisco resolveu se pronunciar, nesta terça-feira (5).

Imagem de Maria com o seio à mostra em presépio divide opiniões

“Não é algo que todos façam, mas há sacerdotes e bispos que fizeram, e ainda fazem”, declarou enquanto volta de sua viagem aos Emirados Árabes Unidos.

Ele aponta que esse não é um problema apenas da igreja. “O mau trato às mulheres é um problema. Eu diria que a humanidade ainda não há amadureceu. A mulher é de segunda classe”, afirmou.

O Papa Francisco ainda diz que o caminho será longo: “Alegra-me que estejamos trabalhando nisto. Alguns sacerdotes foram afastados por isso, e não sei se o processo está terminado, mas também fechar algumas congregações femininas corrompidas por isso [por casos desse tipo]. Eu não posso dizer ‘Na minha casa não acontece’. É verdade. Ainda temos que fazer mais? Sim. Temos a vontade? Sim. Mas é um caminho que vem sendo percorrido faz tempo.”

Ele também recorda o que o Papa Bento fez para tentar conter os casos de abusos sexuais de freitas, cometidos por padres.  “Bento XVI teve a coragem de fechar uma ordem feminina que tinha certo nível desta escravidão das mulheres, escravidão também sexual, por parte de sacerdotes, e às vezes dos fundadores, que tiram a liberdade das mulheres. Foi um homem que teve a coragem de fazer muito sobre este tema.”

Ele ilustra o trabalho realizado por seu antecessor, contando algo que ocorreu: “Ratzinger [quando prefeito para a Doutrina da Fé] tinha todos os papéis sobre uma ordem religiosa em que havia corrupção sexual e econômica, mas havia filtros… E o Papa [João Paulo II] organizou uma reunião querendo conhecer a verdade. Ratzinger foi com todos esses papéis, mas quando a reunião acabou, se virou e disse ao seu secretário para que guardasse tudo no arquivo, porque o outro lado havia vencido. Mas não podemos nos escandalizar com isso. É parte de um processo. Mas depois, quando foi Papa, a primeira coisa que fez foi pedir que lhe trouxessem as coisas do arquivo e começou a trabalhar a respeito. O folclore sobre Bento o pinta como uma pessoa muito boazinha. E ele é bom, mas o fazem parecer fraco. E de fraco não tem nada. Sempre foi um homem forte, consequente. Foi ele quem começou com este tema.”



Dentre as centenas de casos de abuso sexual sofridos por freiras, um mais recente ganhou destaque mundial. Em setembro de 2018, o bispo Franco Mulakkal foi preso na Índia. Ele teria estuprado uma freira 13 vezes entre 2014 e 2016. Ela o denunciou diversas vezes, mas apenas em 2018 ele foi preso.

Comentários estão fechados.