Preparação para o vestibular não combina com pressão
A preparação para o vestibular exige muita concentração, disciplina, estudos e foco. O conteúdo é vasto e o seu filho precisará saber boa parte deles para ter um bom aproveitamento nas provas. Cabe a você ajudá-lo nesse processo.
Claro que os incentivos são importantes, mas a cobrança deve ser descartada do período de preparação para o vestibular. Lembre-se de que o próprio estudante já está tenso e cheio de dúvidas, por isso, precisará do seu apoio, mas nunca da sua pressão.
Para não errar nesse período e ajudar seu filho a realizar o sonho, confira algumas dicas que separamos para você!
Preparação para o vestibular não combina com pressão
É perfeitamente compreensível que todos os familiares estejam na torcida para que o estudante tenha um bom aproveitamento na prova de vestibular. Porém, é muito importante que essa vontade de que tudo dê certo, não se transforme em cobrança.
O jovem já está tenso, focado nos estudos e preocupado se está ou não fazendo a escolha certa do curso universitário. Tudo o que ele não precisa é de alguém cobrando e aumentando ainda mais o nervosismo.
Que ajudar seu filho no preparo para o vestibular? Não o sufoque. Mostre que está ao lado dele, mas sem cobrar.
A escolha profissional é só dele
Todo mundo que já cursou uma graduação sabe que não é fácil. Muitos brincam até que depois que começam o curso universitário, descobrem que é mais fácil entrar para uma universidade do que sair dela. Por isso, é muito importante que o estudante se identifique com o curso.
Quando a pessoa escolhe algo que realmente gosta, fica mais fácil aprender e ter um bom aproveitamento durante os estudos. Você não deve interferir na escolha da graduação.
Caso note que o seu filho tem muitas dúvidas, ofereça uma orientação vocacional para ajudá-lo, mas nunca imponha um curso a ele. Afinal, a escolha do curso vai influenciar apenas na vida dela, tanto no período universitário, quanto no restante da vida. Assim, a decisão deverá ser apenas dele, compreende? Nada de tentar impor uma carreira que você considere de prestígio ou algo que você queria ter feito e não conseguiu.
Ajude-o a organizar o estudo e esteja disponível
Caso note que o seu filho está tão nervoso com a prova, que não está conseguindo nem se organizar para estudar, esteja presente. Sente com ele, com calma, ajude a identificar as disciplinas que ele precisará formar mais e a organizar um horário.
Lembre-se de deixar um período, no mínimo, por semana para que ele descanse. Isso será essencial para que o seu filho consiga aproveitar os estudos e conquistar um bom resultado.
Entenda o momento dele
Para estar preparado para ajudar seu filho a se preparar para o vestibular, você precisa compreender que esse momento é tenso e muito cansativo. Por isso, caso chegue um dia ou outro em casa e note que ele está dormindo ao invés de estudar no horário combinado, compreenda. Ele tem o tempo dele e, nesse momento, descansar será mais benéfico do que tentar estudar, sem conseguir se concentrar por estar cansado.
O momento é de compreensão. Esteja presente, auxilie, sempre que possível ofereça oportunidades para que ele conheça mais sobre a profissão que escolheu. Com o seu apoio, seu filho conseguirá se dedicar aos estudos e ter um bom aproveitamento na prova. Acredite!
Quer ter acesso a mais dicas importantes? Confira oportunidades na categoria educação!
Comentários estão fechados.