Especialização 2020: inscrições abertas para oportunidade na Fiocruz

0

O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está abrindo seleção para interessados em realizar uma especialização 2020. O curso é sobre Informação Científica e Tecnológica em Saúde.




Podem se inscrever profissionais que atuam nas áreas de produção, organização, análise e disponibilização de informação científica e tecnológica em saúde, e com as tecnologias a elas associadas.

Fiocruz abre vagas em especialização em enfermagem

A especialização 2020 será estruturada em módulos que abordarão temas como:

  1. Políticas e Acesso à ICTS: traça o marco conceitual e político da informação científica e tecnológica no campo da saúde – ICTS, especialmente no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS. A ICTS como estratégia transversal para o enfrentamento de diferentes desafios da saúde: a importância do olhar metodológico e a organicidade com as tecnologias de informação e comunicação – TICs.
  2. Organização da ICTS: traça o marco teórico da ICT a partir da constituição dos sistemas de recuperação de informação, juntamente à discussão de seus atributos, tipologias, linguagens, princípios e espaços de organização e disponibilização. Informação como subsídio para gestão em saúde e informação para desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação em saúde.
  3. Comunicação na ciência e saúde: discute o processo de comunicação da ICT no mundo acadêmico e a comunicação da ciência com a sociedade; comunicação e equidade em saúde; a comunicação em saúde no âmbito do SUS; as mídias e as tecnologias; os públicos e as mensagens.
  4. Usos e Aplicações da ICTS: parte do Complexo Econômico e Industrial da Saúde – CEIS e sua proposta sistêmica para mapear o campo potencial de usos e aplicações da ICTS para inovação em saúde, discutindo metodologias de prospecção e estudos de futuro no campo da saúde.

A organização dos módulos da especialização 2020 será feita da seguinte maneira:

MÓDULO I – com 120 horas/aula, cobre o Eixo Temático de Políticas e Acesso à Informação e contempla quatro disciplinas: Saúde, C&T e Sociedade; Política de ICT em Saúde; A Arte do Pensar e o Desafio do Conhecimento, e Fundamentos das Tecnologias de Informação e Comunicação no campo da saúde.

MÓDULO II – com 120 horas/aula, cobre o Eixo Temático Organização da ICT e contempla três disciplinas: Fundamento da ICT no Campo da Saúde; Organização e Gestão da ICT em Saúde; Sistemas de Informação em Saúde e Sistemas de Recuperação de Informação no Campo da Saúde.

MÓDULO III – com 60 horas/aula, cobre o Eixo Temático Comunicação em Saúde, com duas disciplinas: Cenários, Políticas e Estratégias de Comunicação, e Comunicação e Imagem em Saúde.

MÓDULO IV – com 60h/ aula. Cobre o eixo Uso da ICT, dividido em duas disciplinas: Usos e Aplicações da ICT em Saúde e Métodos de Pesquisa. Seminário Final: é o seminário de conclusão de curso dedicado à apresentação dos projetos finais.

Inscrições para a especialização 2020

As inscrições foram prorrogadas até 13 de fevereiro de 2020 (até às 23h59m) e podem ser feitas pelo site da Plataforma SIGA (www.sigals.fiocruz.br), seguindo os links: Inscrição > Presencial > Especialização >Icict> Informação Científica e Tecnológica em Saúde – 2020/Sede.




Após preencher o formulário, é preciso imprimir, assinar e anexar com os demais documentos solicitados no edital. Depois disso, envie para processoseletivo@icict.fiocruz.br, até o dia 29 de janeiro de 2020.

São 15 vagas. O curso terá uma carga horária total de 375 h, que serão ministradas de segunda à sexta-feira, durante uma semana por mês, em período integral (das 09h às 17h).

Mais informações no edital.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.