Vagas temporárias: Como ser efetivado após as festas de fim de ano

0

Durante o mês de dezembro, desempregados costumam aproveitar as oportunidades de emprego com as vagas temporárias, criadas, especialmente no varejo, durante os períodos de Natal e Ano Novo.




De acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Assertem), os últimos três meses de 2020 podem gerar até 400 mil vagas no Brasil. Deste número, 20% podem ser efetivados. Desde outubro, o mercado tem contratado novos empregados para suprir a demanda.

A Confederação Nacional do Comércio (CNC) estima que, no fim deste ano, 70,7 mil trabalhadores devem ser contratados. Esse número é 19,7% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado. A queda foi impactada pela diminuição de consumidores em shoppings durante a pandemia do novo coronavírus.

Mesmo com as medidas de isolamento social decorrentes da pandemia, o cargo de vendedor ainda é o com maior demanda entre as vagas temporárias. Esse cargo representa 49% das contratações temporárias do varejo no fim do ano.

O setor de serviços deve continuar enfrentando dificuldades. Bares, restaurantes e serviços de turismo, que estão ligados à presença física do consumidor, podem ter impacto neste fim de ano. Como solução, essas empresas podem investir em delivery, que continua em alta.

Quem se candidata a vagas temporárias pode ser efetivado e começar 2021 empregado. Veja abaixo algumas dicas para aumentar as chances de ser contratado após um trabalho temporário.

  • Todo trabalho demanda comprometimento e dedicação. Não é diferente com um temporário, que supostamente tem data de validade. O trabalho temporário deve ser encarado como um emprego fixo e uma porta de entrada na empresa. Pense nele a longo prazo. Os empregadores percebem quem se destaca e esses que provavelmente serão efetivados após o período de fim de ano.

 

  • Feedback é importante, ainda mais em um novo emprego em uma nova empresa. Em vagas temporárias, não há muito tempo de treinamento para desenvolver os contratados de forma profunda. O maior aprendizado acontece no dia a dia. Por isso, uma boa atitude pode ser perguntar ao chefe sobre seu desempenho e onde pode melhorar. Além disso, observar os empregados mais antigo também serve como aprendizado.




  • Saber trabalhar em equipe é importante na maioria dos postos de trabalho, ainda mais em vagas temporárias de fim de ano. Mostre interesse na atividade, demonstre entrosamento com a equipe. E, claro, mantenha-se distante de problemas e desentendimentos com os demais empregados.

Leia também:

C&A abre 4 mil contratações temporárias em lojas pelo Brasil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.