São Paulo passará Natal e Ano Novo na fase vermelha contra Covid-19

0

Com o aumento de óbitos em São Paulo por Covid-19, o estado irá voltar à fase vermelha da quarentena. Essa fase é a mais restritiva do plano de contenção da pandemia do novo coronavírus e irá valer durante os feriados de Natal e de Ano Novo.




Na última terça-feira (22), foi divulgada a decisão de retroceder à fase vermelha em todas as regiões. O estado ficará nesta fase durante os dias 25, 26 e 27 de dezembro e 1, 2 e 3 de janeiro. O governo paulista teme que haja descontrole na pandemia após as festas de fim de ano. Durante as últimas quatro semanas, o estado teve aumento de 54% no número de casos da Covid-19 e 34% no número de óbitos.

Na fase vermelha do plano de contenção, é permitido o funcionamento somente de atividades essenciais, como supermercados e serviços de saúde. “Entre o Natal e o Ano Novo não estamos em um período de festas. As medidas que decidimos adotar trazem esse simbolismo, não é momento de aglomeração, de festas”, afirmou Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico.

O número de pessoas que declara que está em quarentena caiu em dezembro. Agora, o índice está o menor desde o início das medidas de combate à pandemia, em março. No último sábado (19), o índice de isolamento no estado de São Paulo foi de 40%. É considerado razoável quando o índice está acima de 50%. Desde 30 de novembro, o estado está na fase amarela.




Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.