Fiocruz abre inscrições para especialização 2021

1

O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está oferecendo 15 vagas em curso de especialização 2021. A oportunidade é para a pós-graduação em Informação Científica e Tecnológica em Saúde 2021.  O IF Sudeste abre vagas em mestrado profissional gratuito. Saiba mais aqui. 


Embora a especialização 2021 da Fiocruz seja presencial, é possível que, pelo menos parte do curso, seja oferecido de forma remota, devido à pandemia de coronavírus.

Detalhes sobre as especialização 2021 da Fiocruz

A especialização 2021 terá uma carga horária total de 375 h, que serão ministradas todas às terças e quartas-feiras (das 09h às 12h), tendo atividades extra classe para complementação de carga horária. Excepcionalmente, poderão ocorrer aulas em dias diferentes dos específicos.

As aulas estão previstas para terem início em 23 de março de 2021 e término em dezembro de 2021. O curso será dividido nos seguintes módulos:

  • MÓDULO I – com 135 horas/aula, cobre o Eixo Temático de Políticas e Acesso à Informação e contempla quatro disciplinas: Saúde, C&T e Sociedade; Política de ICT em Saúde; A Arte do Pensar e o Desafio do Conhecimento, e Fundamentos das Tecnologias de Informação e Comunicação no campo da saúde.
  • MÓDULO II – com 105 horas/aula, cobre o Eixo Temático Organização da ICT e contempla três disciplinas: Fundamento da ICT no Campo da Saúde; Organização e Gestão da ICT em Saúde; Sistemas de Informação em Saúde e Sistemas de Recuperação de Informação no Campo da Saúde.
  • MÓDULO III – com 60 horas/aula, cobre o Eixo Temático Comunicação em Saúde, com duas disciplinas: Cenários, Políticas e Estratégias de Comunicação, e Comunicação e Imagem em Saúde.
  • MÓDULO IV – com 60h/aula, cobre o eixo Uso da ICT, dividido em duas disciplinas: Usos e Aplicações da ICT em Saúde e Métodos de Pesquisa.

Inscrições para a especialização 2021 da Fiocruz

As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas até o dia 09 de fevereiro de 2021 (até às 23h59m) pelo site da Plataforma SIGA (www.sigals.fiocruz.br), seguindo os links: Inscrição > Presencial > Especialização >Icict> Informação Científica e Tecnológica em Saúde – 2021/Sede.

Após preencher o formulário de inscrição, o candidato precisará imprimi-lo, assiná-lo e digitalizá-lo, para que seja enviado junto aos demais documentos para o e-mail processoseletivo@icict.fiocruz.br. O prazo máximo é o dia 10 de fevereiro de 2021.

No campo assunto deverão constar única e exclusivamente as seguintes palavras: “Inscrição ICTS 2021”.  Além do formulário eletrônico de inscrição assinado, será preciso encaminhar também:

  • Currículo Vitae;
  • Carta de Intenção;
  • Carta de Liberação da Instituição a qual está vinculado, expressando o interesse em que o profissional curse a Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde – ICTS e liberando-o para o comparecimento às aulas ou Declaração de Disponibilidade, caso o candidato não possua vínculo profissional ou pretenda deixar o vínculo atual após o início do curso.

A seleção para a especialização 2021 será realizada de 22 de fevereiro a 15 de março de 2021 e contará com as seguintes etapas:

  • 1ª etapa – Análise da Carta de Intenção e Currículo Vitae;
  • 2ª etapa – Entrevista.

Mais informações podem ser obtidas no edital (clique aqui).


Endereço para entrega/postagem da documentação/Outras informações:

  • Fundação Oswaldo Cruz Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde Secretaria Acadêmica do ICICT
  • Av. Brasil 4036, sala 405 – Prédio da Expansão do Campus – Manguinhos – Rio de Janeiro
  • CEP: 21040-361
  • Tel.: (21) 3882.9063
  • E-mail: gestaoacademica@icict.fiocruz.br
1 comentário
  1. Irismar Carvalho Diz

    Bom dia tenho curso de graduação em Serviço Social. Tem algum curso de aperfeiçoamento nesta área?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.