Chlorella: o superalimento milenar que desintoxica o corpo, cuida da pele e dos cabelos
Os superalimentos estão em evidência em todo mundo ultimamente, mas são muito mais do que uma moda passageira. Na verdade, estas opções de alimentos são grandes aliadas da saúde e do bem-estar, pois possuem um grande número de propriedades nutricionais comprovadas pela ciência.
Alguns superalimentos são mais conhecidos, como o azeite, os brócolis, as nozes, as leguminosas ou as berries (frutos silvestres como mirtilo, cranberry, etc.), enquanto outros, como as microalgas, começaram a se popularizar recentemente.
Entre as principais microalgas comestíveis está a chlorella, considerada um alimento quase perfeito devido à sua alta concentração de nutrientes e compostos bioativos, que aparece como componente saudável em sucos, suplementos e até na alta cozinha, em receitas dos melhores chefs. Embora pareça novidade, essa é uma das algas mais antigas do mundo, já que existe há mais de dois milhões de anos. O seu consumo na alimentação e para fins medicinais, inclusive, remonta aos astecas – os povos dessa civilização sabiam de seus benefícios para a saúde.
A chlorella é a fonte alimentar de maior concentração de clorofila do planeta (substância verde que realiza a fotossíntese nas plantas e que produz efeitos antioxidantes e purificantes no corpo humano), o que explica a peculiaridade de sua cor verde intenso. Este superalimento, comercializado em cápsulas e pó, tem um efeito muito positivo no sistema digestivo, no coração, no sistema imunológico, e nos cuidados com a pele e cabelos.
Desintoxica o organismo
Graças ao alto teor de clorofila, a chlorella possui um grande número de propriedades purificantes e desintoxicantes. Esta microalga pode limpar e purificar o organismo de metais pesados, radiação e quimioterapia.
Pode surpreendê-lo descobrir que o envenenamento por metais pesados não é tão incomum. Há muitas maneiras pelas quais as pessoas são expostas a metais pesados, que incluem chumbo, mercúrio, arsênio e cádmio.
Essas toxinas podem ser encontradas no ar e na água poluídos, alimentos, recipientes para alimentos, medicamentos e tintas. Chlorella ajuda a livrar o corpo desses metais pesados, porque se liga a eles e impede que eles se instalem nos tecidos moles.
Chlorella é reconhecida por seus benefícios de beleza
Chlorella tem níveis incrivelmente altos de vitamina A, bem como vitamina C e vitamina E. Esses nutrientes essenciais atuam como antioxidantes no corpo, protegendo a pele contra os danos dos radicais livres. Toxinas nocivas, luz ultravioleta e luz azul causam danos à pele por meio de manchas da idade, linhas finas, rugas e perda de colágeno ao longo do tempo.
Os suplementos bioativos de chlorella contêm aminoácidos relacionados às fibras de colágeno, capazes de estimular a síntese de colágeno na pele. Também possui ácidos graxos ômega 3 que podem ajudar no combate à inflamação da pele. Além disso, a vitamina B12 ativa, presente na chlorella, pode promover a saúde celular e melhorar a aparência dos cabelos.
Promove a saúde dos olhos
Chlorella contém luteína e zeaxantina, dois carotenóides que protegem os olhos e reduzem o risco de degeneração macular.
Fornece energia
A chlorella estimula a produção de glóbulos vermelhos e fortalece os músculos. Portanto, é especialmente apreciado por atletas e praticantes de exercícios. Também ajuda a combater a fadiga e o estresse.
Ajuda na prevenção da osteoporose
Pela boa concentração de cálcio e magnésio, a chlorella ajuda a fortalecer os ossos, prevenindo fraturas e osteoporose.
Combate a anemia
A clorofila contida na chlorella é muito semelhante à hemoglobina, ou seja, as proteínas das células sanguíneas ou glóbulos vermelhos. Devido a esta característica e à sua riqueza em ferro e vitamina C, a chlorella é muito eficaz no combate à anemia ferropriva. Suas propriedades de regeneração celular também estimulam a produção de glóbulos vermelhos.
Ajuda a perder peso
A chlorella tem propriedades relacionadas à saciedade, por ter muita fibra, o que reduz o apetite, tornando-se um alimento recomendado para pessoas com excesso de peso.
Chlorella reduz o colesterol
Este superalimento reduz o nível de colesterol ruim, previne hipertensão e triglicerídeos, diminuindo os índices de doenças cardiovasculares.
Alivia a constipação
Possui propriedades digestivas graças ao seu conteúdo de enzimas, vitaminas e fibras que cumprem várias funções, como melhorar a digestão, combater a prisão de ventre e equilibrar a microbiota intestinal, ou seja, bactérias benéficas que combatem e previnem possíveis infecções intestinais.
Dica para os adeptos do veganismo
Finalmente, vale destacar que chlorella é uma das únicas fontes vegetais de vitamina B12, característica que a torna excelente para vegetarianos ou veganos que têm dificuldade em obter uma forma biodisponível dessa vitamina em outro alimento.