Como atua um guru trade, conhecido como o profissional do futuro?

0

Estudar sobre o mercado financeiro, compreender os impactos das oscilações da economia nos investimentos, conhecer a dinâmica do trade e criar estratégias para minimizar os riscos das operações. Essas são algumas das habilidades necessárias para o trader, considerada uma das profissões do futuro.

como-atua-um-guru-trade-conhecido-como-o-profissional-do-futuro
Como atua um guru trade, conhecido como o profissional do futuro?

O mercado de trabalho está em transformação. A pandemia da Covid-19 intensificou o processo de digitalização vivido pela sociedade, o que fez com que um número maior de pessoas se adaptasse ao uso da tecnologia. Paralelamente, houve a democratização do acesso aos investimentos e, com isso, o crescimento pelo interesse neles.

Em janeiro deste ano, a bolsa de valores brasileira (B3) atingiu a marca de 4,2 milhões de investidores pessoas físicas. Deste total, 1,5 milhão ingressou ao longo de 2021, revelando uma alta de 56% em comparação com 2020.

Esse cenário favorece a consolidação de profissões que, até então, eram pouco publicizadas, como é o caso do trader. Pesquisa realizada pelo LinkedIn em 2020 apontou a profissão entre as 15 que estão em ascensão no Brasil.

Ainda de acordo com o estudo, as demais carreiras em crescimento no país são a de gestor de mídias sociais, engenheiro de cibersegurança, representante de vendas, especialista em sucesso do cliente, cientista de dados, engenheiro de dados, especialista em Inteligência Artificial, programador de JavaScript, motorista, consultor de investimentos, assistente de mídias sociais, desenvolvedor de plataforma Salesforce, recrutador especialista em Tecnologia da Informação e coach de metodologia Agile.

Como atua o trader

O trader pode trabalhar de forma autônoma na bolsa de valores, como assessor em corretoras de investimentos, analista de mercado de capitais, operador de mesa, realizador de cursos e palestras e, mais recentemente, como criador de conteúdo digital sobre o assunto.

Na prática, o profissional atua com a compra e a venda de ações no curto prazo para lucrar com as operações. No day trade, a conclusão desse processo é feita no mesmo dia — por vezes, em minutos. As negociações ocorrem em uma plataforma para trader, que conecta o profissional ao home broker da bolsa de valores.

Também cabe ao trader criar estratégias para minimizar os riscos de perda, uma vez que os investimentos em renda variável oferecem a possibilidade de maior retorno financeiro, mas também são mais arriscados.

Por isso, o profissional deve ter habilidades como planejamento, disciplina, visão estratégica, análise de gráficos, gerenciamento de riscos e conhecimento técnico. Não existe uma graduação na área, mas há vários cursos que contribuem para a sua formação.

Guru do trade?

Pela capacidade de dar orientações sobre o mercado e conciliar estratégias para minimizar os riscos das operações, há quem chame o trader de “guru do trade”. No entanto, para alguns, a expressão é considerada pejorativa.

Numa área que ainda é pouco conhecida por boa parte das pessoas e que envolve transações financeiras, há oportunistas que se passam por falsos profissionais para a aplicação de golpes.

Ao buscar por um assessor de investimentos, realizar um curso, assistir a uma palestra ou consumir conteúdos digitais, a recomendação do mercado financeiro é certificar-se sobre o conhecimento e a credibilidade do especialista.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.