Varíola dos macacos: Quais são os sintomas e como se proteger
No último sábado (23), a varíola dos macacos foi declarada como emergência de saúde global pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A doença costuma causar erupções na pele.
Confira abaixo quais os principais sintomas da doença e como se proteger.
Sintomas
A varíola dos macacos costuma começar a se manifestar com:
- Dor de cabeça
- Dor muscular
- Dor nas costas
- Febre
- Gânglios inchados
- Calafrios
- Exaustão
Após cerca de 1 a 3 dias após a febre aparecer, o infectado desenvolve uma erupção cutânea, que costuma começar no rosto e se espalhar para outras partes do corpo. A varíola dos macacos costuma durar entre 2 a 4 semanas.
Como se proteger?
Para se proteger da doença, é necessário o uso de máscaras, distanciamento e higienização das mãos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou a importância dessas medidas, lembrando que elas também protegem contra a Covid-19.
Tratamento
De acordo com o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, não há tratamento específico para infecções desta doença. O vírus da varíola e da varíola dos macacos são parecidos. Por isso, medicamentos e vacinas da varíola podem ser utilizados para proteção contra a dos macacos.
A varíola foi considerada erradicada há mais de quatro décadas. Por isso, vacinas mais atuais estão em falta. Após a OMS declarar estado de saúde global, há a expectativa de que haja maior investimento em vacinas e medicamentos.
De acordo com o diretor-geral do OMS, apenas metade dos países com casos de varíola dos macacos possuem acesso garantido às vacinas. Ainda de acordo com a OMS, a taxa de letalidade da doença subiu de 3% a 6% dos casos nos últimos anos.
Comentários estão fechados.