Entenda a importância do brincar na educação infantil
O trabalho do professor não é apenas repassar conhecimentos. No caso das crianças, diversos especialistas apontam para a importância do brincar na educação infantil. O lúdico é tão importante que autores como Vygotsky e Piaget, por exemplo, dedicaram-se muito ao exercício do entendimento desse assunto.
As pesquisas sobre o brincar e a educação infantil têm um aspecto em comum: elas afirmam que o aprender não está restrito aos conteúdos dos livros didáticos e que as atividades lúdicas também colaboram para a formação do indivíduo. Por atividades lúdicas, temos as brincadeiras próprias da infância e também aquelas que propiciam a descobertas das letras e números.
Partindo disso, as atividades de alfabetização são ótimas para aliar as brincadeiras às aulas dos pequenos. Isso porque elas reúnem a alfabetização em si e também a criatividade, visto que muitas dessas tarefas envolvem o colorir.
Aqui, você verá como o brincar colabora no aprendizado das crianças. Além do mais, vamos explicar porque os professores e os pais devem se unir para aproximar o lúdico do cotidiano delas.
Importância do brincar na educação infantil: o que diz a psicologia do desenvolvimento?
Jean Piaget e Lev Vygotsky são psicólogos do desenvolvimento, área que estuda as transformações dos seres humanos ao longo de sua existência e como elas são enfrentadas.
A psicologia do desenvolvimento é importante para os processos de ensino e aprendizagem e trabalha com questões sociais, afetivas e biológicas. Por abordar prismas tão diferentes, essa área da psicologia aborda conceitos da sociologia, biologia e medicina.
As visões de Piaget e Vygotsky são diferentes. Piaget defende que a criança é protagonista do processo de aprendizagem e suas experiências são elos entre os conhecimentos que ela vai adquirir. Então, se a criança tem vivências positivas, consequentemente, terá mais facilidade para aprender.
Já para Vygotsky, o aprendizado é fruto da interação com o mundo, ou seja, quanto mais estímulos como brincadeiras, fantasias e o faz de conta, maior o nível de aprendizado. Desta forma, podemos entender que ouvir histórias, participar de peças teatrais, enfim, tudo que envolve a imaginação, a vontade de aprender será algo que acompanhará a criança durante toda sua infância e seguirá até a fase adulta.
Como aplicar as atividades de alfabetização?
As atividades de alfabetização para coordenação motora e letramento não são de exclusividade da escola, esta tarefa também é de responsabilidade dos pais. Contudo, sua aplicação não depende somente da boa vontade de ambos e exige preparo de ambas as partes.
O cuidado antes de ministrar tais atividades é para garantir que as crianças aprendam se divertindo, algo que ajuda na fixação do conteúdo. Uma dica é que as atividades incluam coisas relacionadas ao cotidiano dos alunos, como vida em família, comidas favoritas e histórias de contos de fada, por exemplo.
Porém, docentes e pais podem ir além e usar o processo de alfabetização para estimular a conscientização. Neste caso, ministrar atividades relacionadas ao meio ambiente, bem como questões sobre povos indígenas e negros são opções que devem ser consideradas.
Por que brincar ajuda no desenvolvimento das crianças?
Para entender a relação entre o brincar e a educação, os pesquisadores também se debruçam sobre esclarecer este conceito. Basicamente, o brincar consiste nas atividades lúdicas sem regras definidas.
Mas, embora as brincadeiras sejam vistas pela maioria como lazer, os especialistas defendem que elas propiciam a integração social e o desenvolvimento da percepção, atenção, memória e criatividade.
Mesmo que não tenham regras fixas, com tais atividades as crianças também aprendem a seguir as diretrizes exigidas naquele momento, ajudando a entender que uma mesma situação pode demandar diferentes atitudes, a depender do contexto.
Desta forma, o brincar no âmbito da diversão mostra-se como ferramenta para as crianças entenderem que existem várias formas de pensar e há a necessidade de respeitá-las, mesmo sendo opostas às suas.
No âmbito da diversão, o brincar pode ser explorado pelos professores. Vygotsky explica que jogos e histórias desafiam a criança a usar a criatividade para inventar formas de possibilitar a brincadeira. Por exemplo, se foi apresentada uma história que fale sobre voar, pode ser sugerido abrir os braços para imitar um pássaro ou avião, ou ainda, o uso de uma vassoura, remetendo à clássica imagem das bruxas nos livros, filmes e desenhos.
Livros que falam sobre a importância do brincar na educação infantil
Este assunto é complexo e trouxemos um breve panorama. Por isso, vamos deixar uma sugestões de livros para você se aprofundar:
- A Formação Social da Mente – Vygotsky, Martins Fontes-Selo Martins: reunião de ensaios do autor soviético realizada em 1998;
- Piaget para Principiantes – Lauro de Oliveira Lima, Summus Editora: Lauro de Oliveira Lima é criador do Método Psicogenético, baseado na Epistemologia Genética de Piaget. Para este livro, o autor selecionou e analisou mais de 30 artigos;
- Brincar na Educação Infantil – Gisela Wajskop, Cortez Editora: a Pós-Doutora em educação discute a questão do brincar em uma escola pública na cidade de São Paulo;
- Brincar é fundamental: Como entender o neurodesenvolvimento e resgatar a importância do brincar durante a primeira infância – Luciana Brites, Gente Editora: a pedagoga, psicopedagoga e especialista em educação especial na área de deficiência intelectual e psicopedagogia clínica e institucional discute sobre a identificação e a compreensão das etapas do neurodesenvolvimento infantil, quais os estímulos importantes na primeira infância e como ajudar no desenvolvimento das crianças que convivem com você;
- Criança que brinca aprende mais: A importância da atividade lúdica para o desenvolvimento cognitivo infantil – Denise Pozas, Senac: a autora, Mestre em Psicologia Social e especialista em Psicopedagogia e em Educação Infantil aborda a contextualização histórica, social e cultural das crianças e ainda as questões teóricas sobre o brincar.
- Jogo e a educação infantil: Falar e dizer / olhar e ver e ouvir – Celso Antunes, Fascículo 15: volume 15, Editora Vozes: o geógrafo e educador, Mestre em Ciências Humanas e formador de opinião em educação explica como as brincadeiras estimulam a inteligência e o desenvolvimento das relações sociais.
A importância do brincar na educação infantil é algo que precisa ser entendido e aplicado. Com este artigo, uma apresentação sobre o tema, esperamos que você possa ajudar as crianças do seu convívio e também as que estejam próximas.
Então, faça a sua parte para contribuir com a formação de uma criança. Leia este texto outras vezes, estude o tema pelas indicações de livros que selecionamos para você.
Para terminar, deixe sua opinião. Queremos muito saber o que você achou e qual livro mais chamou a sua atenção.