Especialização gratuita totalmente online, EAD ou presencial: veja 21 instituições com vagas abertas

4

Hoje (16) há 21 instituições com vagas abertas em cursos de especialização gratuitos. Há vagas tanto para cursos presenciais, como é o caso, por exemplo, dos ofertados pelo IFPR, quanto para cursos EAD. Há ainda vagas para a especialização gratuita totalmente online da Embraer.



A lista completa de instituições está disponível abaixo. Interessados devem clicar em “saiba mais” para obter mais informações sobre o processo seletivo.

UNIFESP

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) lançou um novo edital, que visa preencher vagas remanescentes em dois cursos gratuitos de especialização, que serão ofertados por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Saiba mais aqui.

UFOP

Já estão abertas as inscrições para a especialização gratuita a distância em Práticas Pedagógicas, que terá início em novembro de 2023 e que será ofertada pela Universidade Federal de OuroPreto (UFOP), por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Saiba mais aqui.

UEPA

Já estão abertas as inscrições para a especialização gratuita em Transtorno do Espectro Autista: intervenções multidisciplinares em contextos intersetoriais. O curso será ofertado no Município de Parauapebas, no Pará, pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Saiba mais aqui.

UEL

A Universidade Estadual de Londrina – UEL está recebendo inscrições para a pós-graduação gratuita em Educação digital para os anos iniciais do Ensino Fundamental, que será oferecida por meio do programa Universidade Aberta do Brasil. Os aprovados começarão a estudar no primeiro semestre de 2024. Saiba mais aqui.

Unicentro

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está recebendo inscrições de interessados em concorrer às 150 vagas existentes na especialização gratuita EAD em Educação Digital para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Saiba mais aqui.

IFFAR

Começam hoje (12) as inscrições para o processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), que visa preencher vagas em três cursos de especialização gratuitos. Saiba mais aqui.

IFSul

O Campus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) abriu 30 vagas na especialização gratuita em Linguagens Verbo/Visuais e Tecnologias. Os selecionados começarão a estudar em 2024. Saiba mais aqui.

Unicamp

Já estão abertas as inscrições para o processo seletivo, que visa preencher 30 vagas na na pós-graduação gratuita em Economia do Trabalho e Sindicalismo, que será oferecida pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Saiba mais aqui.

UNILA

Começaram dia 15 de outubro as inscrições para a especialização gratuita  em Integração Paraguai-Brasil: Relações Bilaterais, Desenvolvimento e Fronteiras, que será ofertada pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA. Saiba mais aqui.

IFPA

Já estão abertas as inscrições para a especialização gratuita do IFPA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, que será ofertada pelo Campus Santarém. A pós-graduação será sobre Piscicultura e terá aulas presenciais. Saiba mais aqui.

IFES

Estão abertas as inscrições para a pós-graduação gratuita do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes, que será ofertada pelo Campus Ibatiba, sobre Educação Ambiental e Sustentabilidade. Trata-se de um curso semipresencial, que conta com 50 vagas disponíveis para o ano de 2024. Saiba mais aqui.

IFCE

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Fortaleza lançou dois editais, que visam preencher vagas em cursos de especialização gratuitos. Saiba mais aqui.

IFPR

Terminam no dia 24 de outubro de 2023 as inscrições para a especialização gratuita do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – IFPR. O curso de Estudos da Linguagem será semipresencial e vai ser ofertado pelo campus Pinhais. Saiba mais aqui.

Também estão abertas as inscrições para o curso de Design Educacional: Formação docente para a construção de materiais didáticos digitais. Saiba mais aqui.

IF Sudeste MG

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) abriu vagas em 14 cursos de especialização gratuitos em diferentes áreas. Há tanto oportunidades para cursos EAD, quanto para pós-graduação presencial. Saiba mais aqui.

EMBRAER

Interessados em realizar uma especialização gratuita totalmente online podem aproveitar uma nova oportunidade. A Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica está recebendo inscrições de interessados em concorrer às vagas existentes na pós-graduação em Software e Ciência de Dados (PES 2024). Saiba mais aqui.

UnB

A Faculdade de Educação, da Universidade de Brasília (FE/UnB) abriu inscrições para a especialização gratuita a distância em Primeira Infância: Direitos, Proteção e Enfrentamento da Violência.

O curso terá oferta nacional e será oferecido  no âmbito do projeto “Fortalecimento de garantia do direito à vida e redução da violência contra criança e adolescente no Brasil”, da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Saiba mais aqui.

IFRN

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN lançou um novo edital, que visa selecionar alunos para nove cursos de especialização gratuitos. Todos são presenciais. Saiba mais aqui.

Também estão abertas as inscrições para 160 vagas em cursos de especialização EAD gratuitos. Saiba mais aqui.

Unipampa

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) lançou dois editais, que visam preencher 150 vagas em cursos de especialização gratuitos. Um deles, o sobre Ensino de Ciências e Tecnologias, é EAD. Já o outro, sobre Desenvolvimento Regional e Territorial. Saiba mais aqui.

IFSC

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) abriu vagas em quatro cursos de especialização gratuitos, que terão início em 2024. Todos são presenciais e podem ser realizados por graduados em qualquer área. Saiba mais aqui.

IFG

Já estão abertas as inscrições para a pós-graduação gratuita em Telecomunicações: Prédios Inteligentes. O curso será presencial, com aulas à noite, de segunda a sexta-feira, em Goiânia, no campus da instituição ofertante, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Saiba mais aqui.

IFSP

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP está com vagas abertas em diversos cursos de especialização gratuitos. A maioria tem aulas presenciais, mas há também um curso EAD. As opções são:

  1. Especialização gratuita em Gestão de Projetos;
  2. Especialização gratuita em Docência na Educação Básica;
  3. Especialização gratuita em Desenvolvimento Web;
  4. Especialização gratuita em Internet das Coisas;
  5. Especialização gratuita em Ensino de Línguas;
  6. Especialização gratuita em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação;
  7. Especialização gratuita em Ensino da Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
  8. Especialização gratuita em Educação em Ciências e Matemática.

Saiba mais aqui.



4 Comentários
  1. Gilmar Diz

    Olá, boa tarde! Você sabe dizer se existe EAD do antigo supletivo? Com o supletivo completo poderei fazer algum dos cursos relacionados aqui?

    1. Patricia Silva Pinto Diz

      Para fazer alguma dessas especializações, precisa ter um curso de nível superior. Não sei se existe algo que substitua o supletivo EAD, mas pode fazer uma prova tipo CPA ou o ENCCEJA https://www.educamaisbrasil.com.br/encceja

  2. Caroline Diz

    Faça o ENEM, a aprovação nele serve como comprovação do ensino médio
    Não poderá fazer especialização porque precisa de ensino superior completo. Mas alguns cursos livres deste site tu podes fazer

  3. Valmir Diz

    Faça o encceja, esse é o jeito mais rápido e fácil de concluir o ensino médio, você pode fazê-lo aí sim se aprovado (é fácil ser aprovado) você pode fazer qualquer outro curso de nível superior, depois disso aí sim você faz uma pós graduação como essas que estão aqui na lista.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.