O Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP) abriu inscrições para os cursos de doutorado e doutorado direto para ingresso em 2024. Os cursos fazem parte do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental.
As inscrições foram iniciadas dia 6 de junho e seguem abertas até 14 de junho. As aulas começam em agosto. Para fazer a inscrição para doutorado, é necessário ter título de mestre reconhecido no Brasil. Os cursos de doutorado direto são para quem deseja cursar doutorado mas não possui título de mestre reconhecido no país.
Nas duas opções, o estudante deve demonstrar maturidade científica, acadêmica e profissional que o torne apto ao desenvolvimento de uma Tese de Doutoramento, além do aval (aceite prévio de orientação) de seu projeto de pesquisa por um dos orientadores credenciados no programa.
As inscrições no programa da USP devem ser feitas pelo site, clicando aqui. A taxa de incrição custa R$ 150 e deve ser feita por depósito identificando o CPF do candidato na conta corrente 130411- 9, agência 7009-2, do Banco do Brasil, em nome do Instituto de Energia e Ambiente.
Se o pagamento da inscrição for por DOC, o CNPF é 63.025.530/0042-82. O comprovante deve ser eviado à tesouraria do IEE pelo e-mail tesouraria@iee.usp.br , indicando seu nome, curso (Doutorado) e programa de pós-graduação (PROCAM). A tesouraria irá emitir recibo de recolhimento da taxa, que será apresentado no ato da inscrição.
LEIA TAMBÉM: Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português
O processo seletivo da USP acontece em duas etapas, classificatória e eliminatória. No caso de Mestrado, a primeira etapa é feita com prova escrita e a segunda, com avaliação e arguição do projeto de pesquisa e análise do CV Lattes.
No caso de doutorado e doutorado direto, a primeira etapa é a avaliação do projeto de pesquisa e CV Lattes e a segunda, a arguição do projeto.