Conif seleciona alunos para bolsas de pós-graduação na Espanha
O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) abriu inscrições para estudantes de cursos de ensino superior interessados em concorrer a bolsa de pós-graduação (mestrado) na Espanha, na Universidade de Jaéns.
Em parceria com o Escritório de Educação da Embaixada da Espanha, a Conif está ofertando 4 vagas.
O cadastro reserva constará de até 20 vagas que constituirá lista única de reserva, elaborada pelo Escritório de Educação da Embaixada da Espanha, composta por candidatos de todas as instituições brasileiras às quais foram destinadas bolsas de estudo, conforme item 7 do Concurso para selección de los candidatos a las becas de estudios a la Universidad de Jaén 2023 (Anexo 1).
O processo seletivo integra o Concurso para selección de los candidatos a las becas de estudios a la Universidad de Jaén 2024/2025, organizado pelo Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil.
Bolsas de Mestrado
As bolsas de mestrado na Espanha incluem:
a) Cobertura de 100% dos gastos de matrícula dos créditos requeridos para a formação completa do programa de mestrado, que correspondem ao total de até 120 ECTS (Sistema Europeu de Transferência de Créditos) ou 60 ECTS por ano, de acordo com o curso pretendido. Estudantes que desejem se matricular em mais créditos anuais deverão arcar com os custos adicionais. Não serão admitidos matrículas inferiores a 60 ECTS por ano;
b) Ajuda de custo anual no valor de 3.190 euros por beneficiário;
c) Oferta de curso de espanhol gratuito, incluindo os custos de deslocamento entre campus para as aulas do curso, caso seja necessário;
d) Cobertura de 100% dos gastos para reconhecimento de créditos para os estudantes que solicitarem.
Em casos justificados, outros gastos necessários para a estadia na Universidad de Jaén poderão ser cobertos.
Os demais custos com a documentação, a viagem e a estadia na Espanha são de inteira e exclusiva responsabilidade do(a) candidato(a).
Os candidatos poderão requerer bolsas para os seguintes programas de mestrado:
| PROGRAMA | CAMPUS | DURAÇÃO | CRÉDITOS |
| ENGENHARIAS | |||
| Análises, Conservación y Restauración de Componentes Físicos y Bióticos de los Habitats | Jaén | 1 ano | 60 ECTS |
| Energías Renovables | Jaén | 1 ano | 60 ECTS |
| Estudio Avanzado en Patrimonio Cultural: Historia, Arte y Territorio | Jaén | 1 ano | 60 ECTS |
| Industria Conectada | Linares | 1 ano | 60 ECTS |
| Ingeniería de los Materiales y Construcción Sostenible | Linares | 1 ano | 60 ECTS |
| Ingeniería del Transporte Terrestre y Logística | Linares | 1 ano | 60 ECTS |
| Ingeniería de Minas | Linares | 1,5 ano | 90 ECTS |
| Ingeniería de Telecomunicación (em inglês) | Linares | 1,5 ano | 90 ECTS |
| Ingeniería Geodésica y Geofísica Aplicada | Jaén | 1 ano | 60 ECTS |
| Ingeniería Geomática y Geoinformación | Jaén | 1 ano | 60 ECTS |
| Ingeniería Industrial | Jaén | 2 anos | 120 ECTS |
| Ingeniería Informática | Jaén | 2 anos | 120 ECTS |
| Ingeniería Mecatrónica | Jaén | 2 anos | 90 ECTS |
| Química Aplicada | Jaén | 1 ano | 60 ETCS |
| Seguridad Informática | Jaén | 1 ano | 60 ECTS |
Leia também: MEC recebe inscrições para cursos EAD de Inglês e Espanhol para Eventos
Requisitos
- Ser cidadão brasileiro;
- Ter completado no mínimo 18 anos em 31 de abril de 2025;
- Ter concluído ou estar em condições de concluir o curso de ensino superior (bacharelado, licenciatura ou graduação tecnológica) em alguma das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica vinculadas ao Conif entre 1º/07/2023 e 30/06/25;
- Possuir nível B1 ou superior de proficiência em espanhol de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas;
Obs.: Caso o estudante não tenha certificado internacional, o(a) candidato(a) poderá apresentar declaração de professor de espanhol da Rede Federal atestando a proficiência. Na declaração devem constar, além da assinatura, as seguintes informações do docente que atesta a proficiência: nome completo, email, número SIAPE, instituição e campus de origem (Anexo 1);
- e) Apresentar média geral do curso de ensino superior (bacharelado, licenciatura ou graduação tecnológica) mínima de 80% (oitenta por cento), calculada a partir da média simples das disciplinas constantes no histórico acadêmico já concluídas pelo estudante;
- f) Caso deseje aplicar para curso oferecido em inglês pela Universidad de Jaén (indicado no item 4.5 do edital), o candidato deverá possuir nível C1 ou superior de proficiência comprovada em inglês de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas.
Como se inscrever no processo seletivo da bolsa de pós-graduação na Espanha
As inscrições para o processo seletivo das bolsas de pós-graduação na Espanha podem ser realizadas até o dia 10/02 por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível em https://forms.gle/Ru4PzqxRLqjYu9Ub7.
Seleção
A seleção será realizada em fase única, com base no Histórico Acadêmico e no Certificado DELE ou SIELE.
Os selecionados para o intercâmbio serão divulgados no dia 10/02. O resultado será publicado no site do Conif (portal.conif.org.br/editais).
Mais informações no Edital.
Comentários estão fechados.