UFRJ abre inscrições para curso gratuito sobre Educação e Autismo

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio do Instituto Tércio Pacitti (NCE/UFRJ), abriu inscrições para a 15ª edição do curso de extensão “Educação em TEA (Transtorno do Espectro Autista)”, com 1.000 vagas gratuitas. A iniciativa busca formar professores e estudantes na adoção de estratégias pedagógicas inclusivas, especialmente voltadas a alunos com autismo.




As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 15 de agosto, com início das atividades em 25 de agosto. O resultado da seleção sai em 20 de agosto, no site do NCE/UFRJ.

Público-alvo e detalhes do curso

Com carga horária total de 120 horas, o curso aborda temas como inclusão, capacitismo, diversidade e práticas pedagógicas adequadas aos diferentes níveis de suporte que estudantes com TEA precisam. Ele é oferecido totalmente na modalidade EAD, por meio da plataforma da UFRJ, permitindo acesso flexível e amplo a quem atua na área de educação.

O curso é voltado a profissionais da educação das redes pública municipal, estadual e federal, além de estudantes da UFRJ. Alunos da universidade que desejam atuar como extensionistas precisam inscrever-se via Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA).

Como se inscrever

As inscrições estão abertas até o dia 15 de agosto. O processo é realizado exclusivamente online, por meio de formulário disponibilizado no site oficial do NCE/UFRJ, que pode ser acessado aqui. Após o período de inscrições, a equipe da instituição divulgará a lista dos selecionados em 20 de agosto.

LEIA TAMBÉM: MEC oferece cursos gratuitos online com certificado para professores e profissionais da educação

O crescente número de diagnósticos de TEA evidencia a necessidade de educadores qualificados para lidar com alunos que exigem apoios diferenciados. Além de promover maior autonomia e inclusão, o treinamento fortalece práticas pedagógicas alinhadas às políticas públicas atuais, reforçando o compromisso da UFRJ com uma educação inclusiva e de qualidade.




Comentários estão fechados.