UFRB abre 200 vagas para especialização gratuita a distância em Gestão em Saúde
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está com inscrições abertas para o curso de Especialização em Gestão em Saúde, oferecido de forma totalmente gratuita e na modalidade a distância. O edital disponibiliza 200 vagas destinadas a profissionais da área da saúde e de áreas afins, bem como a docentes e pesquisadores interessados em aprofundar conhecimentos sobre saúde coletiva.
As oportunidades estão distribuídas entre seis polos de apoio presencial localizados em Dias D’Ávila, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Salvador, Santo Amaro e Valença.
Inscrições, critérios e seleção dos candidatos
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 10 de novembro de 2025, exclusivamente pelo site da UFRB. Para concorrer, é obrigatório possuir diploma de curso superior reconhecido pelo MEC e atender aos demais requisitos especificados no edital.
LEIA TAMBÉM: UERN oferece pós-graduação gratuita EAD em Gestão da Escola Pública
O processo seletivo será composto pela avaliação de títulos, experiência profissional e análise da carta de intenções, seguindo os critérios de pontuação descritos no edital. O resultado final está previsto para ser divulgado em 22 de dezembro de 2025.
O edital também garante reserva de vagas para servidores efetivos da UFRB e para candidatos autodeclarados negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e pessoas transgênero.
Estrutura do curso e início das aulas
A especialização tem duração de 18 meses e carga horária total de 527 horas, com início das aulas previsto para 16 de março de 2026. As atividades serão realizadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que permite o acompanhamento on-line do conteúdo, complementado por encontros presenciais obrigatórios nos polos escolhidos pelos estudantes.
O curso é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), em parceria com a Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), o Centro de Ciências da Saúde (CCS) e o Colegiado do Curso de Gestão em Saúde.
Comentários estão fechados.