Eleições 2018: qual é a ordem de votação?

0

Neste domingo, 7 de outubro, acontece o primeiro turno das eleições 2018. Neste ano, haverá votação para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.




Confira abaixo a ordem de votos que deverá ser feita nas urnas no próximo domingo.

1º: Deputado Federal

O primeiro voto é para Deputado Federal. O voto é com quatro dígitos (0000, por exemplo). Se a foto que aparecer na urna estiver correta, assim como nome e partido do candidato, basta apertar “confirma”. Se não, aperte em “corrige” e digite o número correto.

2º: Deputado Estadual ou Distrital

O segundo voto, para Deputado Estadual ou Distrital, tem cinco dígitos (00000, por exemplo). Verifique a foto, nome e partido após digitar o número. Para registrar o voto, aperte em “confirma”.

3º: Senadores

Em seguida, o eleitor terá que votar em dois senadores. São votos em dois candidatos diferentes, com cada candidato com três dígitos (000 e 001, por exemplo). Digite os três números do primeiro senador que deseja votar e, caso as informações estejam corretas, clique em “confirma”. Em seguida, coloque os três dígitos do segundo senador que deseja votar e confirme.

Cada candidato a Senador pode receber apenas um voto de cada eleitor. Ou seja, caso um eleitor vote duas vezes no mesmo Senador, o segundo voto será considerado nulo e ele terá recebido apenas um voto.



4º: Governador

A penúltima etapa é o voto para Governador do seu estado. O Governador é representado por dois dígitos (00, por exemplo). Clique nos dois números e confirme, caso os dados estejam corretos;

5º: Presidente

Para terminar, o voto para Presidente da República. São dois dígitos para o candidato à presidência (00, por exemplo). Confira as informações do candidato na tela da urna e confirme.

Após dar os seis votos, basta ir ao mesário e pegar o comprovante de votação. O site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) conta com um simulador de urna eletrônica para tirar qualquer outra dúvida e que serve para praticar a votação.

Vale lembrar que não há limite de tempo para ficar na urna dando os votos das eleições 2018. Vote com calma e confirme que tudo está correto antes de finalizar cada etapa.




Leia também:

Como descobrir a zona e seção eleitoral?

Qual a diferença entre voto em branco e voto nulo?

Pode levar cola para a urna?

Quais documentos levar no dia da votação?

Não poderá votar? Saiba como justificar o voto

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.