Eleições 2018: Não poderá votar? Saiba como justificar o voto

0

O primeiro turno das eleições 2018 acontece neste domingo, 7 de outubro. Se você não está na cidade que é seu domicílio eleitoral, não será possível votar.




No caso de não estar na cidade que é domicílio eleitoral ou outro motivo, é necessário justificar o voto. A justificativa eleitoral pode ser feita no dia da votação, 7 de outubro, ou até 60 dias após o primeiro turno. Quem está fora do Brasil deve justificar até 30 dias depois de voltar ao território nacional.

Os formulários para justificar são disponibilizados online no site do TSE. Os formulários também podem ser retirados em cartórios eleitorais, postos de atendimento ao eleitor e nos locais em que as votações ocorrerão dia 7 de outubro.

Como justificar no Brasil, mas longe do domicílio eleitoral?

Para fazer a justificativa no dia da eleição, é necessário fazer download do requerimento no site do Tribunal Superior Eleitoral e levar até um posto de atendimento ao eleitor. Ao entregar o requerimento, mostre também um documento com foto e título de eleitor. Não é necessário justificativa.

Como justificar se estou fora do Brasil e como justificar outro dia?





A justificativa eleitoral deve ser feita com requerimento pós-eleição. Também é necessária uma documentação mostrando o motivo de não ter participado da eleição e não ter justificado no dia. Isso pode ser comprovado com passagem aérea, atestado médico, passaporte carimbado etc. A justificativa deve ser entregue em qualquer cartório eleitoral ou enviado ao juiz de sua zona eleitoral pelo correio, com a documentação que comprove o motivo da ausência.

É possível justificar pela internet?

Pelo Sistema Justifica, é possível fazer a justificativa eleitoral online. Após o dia 7 de outubro, basta entrar no site e seguir o passo a passo para justificar a ausência. Nesse caso, é necessário comprovar o motivo da ausência. Um protocolo será gerado e o juiz irá julgar o pedido.

Caso haja segundo turno, a possível ausência deve ser justificada mais uma vez. Os motivos para a ausência em cada turno devem ser justificadas separadamente.




Leia também:

Qual é a ordem de votação nas urnas?

Como descobrir a zona e seção eleitoral?

Qual a diferença entre voto em branco e voto nulo?

Pode levar cola para a urna?

Quais documentos levar no dia da votação?

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.