A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) está com inscrições abertas para o processo seletivo de segunda graduação presencial, voltado a candidatos que já concluíram um curso de ensino superior. Ao todo, são oferecidas 71 vagas distribuídas entre os campi A.C. Simões (Maceió), Arapiraca, Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Penedo e Rio Largo. As aulas terão início no primeiro semestre letivo de 2026.
O edital nº 45/2025 detalha os critérios e etapas da seleção, que exige graduação anterior reconhecida pelo MEC, com ingresso via vestibular, ENEM, SiSU ou processo seletivo equivalente. As inscrições seguem até 31 de agosto e devem ser feitas exclusivamente pela internet.
Onde são os cursos de graduação
O campus A.C. Simões, em Maceió, concentra a maior parte das vagas. São 48 oportunidades em cursos como Administração (vespertino e noturno), Arquitetura e Urbanismo, Jornalismo, Ciências Sociais, Música, Letras (Português, Inglês, Espanhol, Francês) e engenharias como Civil, de Petróleo, Ambiental e Sanitária, e Química.
No campus Arapiraca, há 10 vagas em cursos como Administração, Agronomia e Enfermagem. A unidade de Penedo disponibiliza 3 vagas para Ciências Biológicas, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação.
LEIA TAMBÉM: MEC oferece cursos gratuitos online com certificado para professores e profissionais da educação
No campus de Engenharias e Ciências Agrárias (CECA), em Rio Largo, são 4 vagas para Agroecologia, Agronomia, Engenharia Cartográfica e Zootecnia. Já no campus do Sertão, a sede em Delmiro Gouveia oferece 5 vagas e a unidade de Santana do Ipanema conta com 1 vaga em Ciências Econômicas.
Quem pode participar
O processo é voltado a quem já concluiu uma graduação presencial ou EAD reconhecida pelo MEC. É necessário comprovar o ingresso por meio de seleção pública e apresentar toda a documentação exigida. Graduados por instituições estrangeiras e candidatos que já tenham sido aprovados em outras seleções da UFAL para portador de diploma não podem participar.
Como se inscrever
As inscrições custam R$ 50 e devem ser feitas até 23h59 do dia 31 de agosto. O pagamento pode ser realizado até 1º de setembro. As inscrições devem ser feitas aqui.
A seleção será realizada em duas fases: a primeira analisa o rendimento acadêmico e documentos enviados; a segunda verifica o aproveitamento de disciplinas cursadas anteriormente. A classificação final leva em conta o maior índice de aproveitamento, o desempenho acadêmico e o menor tempo de conclusão do novo curso.
Comentários estão fechados.