Abertura da Paralimpíada tem projeções e homenagens

0




A abertura dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro aconteceu nesta quarta-feira (07), no Maracanã. A cerimônia de abertura da Paralimpíada teve participação de nomes da MPB e homenagem ao nadador brasileiro Daniel Dias. A festa iniciou às 18h15 e segue até às 21h. Michel Temer esteve na tribuna de honra, acompanhado da primeira dama Marcela Temer. Ele foi vaiado por muitos torcedores, que gritavam “Fora Temer”.

Houve contagem regressiva no telão, então a festa começou mostrando vídeo com o britânico Philip Craven, presidente do Comitê Paralímpico Internacional. O ex-atleta passeou em sua cadeira de rodas pelos principais pontos turísticos do Brasil até enfim entrar no Maracanã.

Depois o atleta paralímpico norte-americano Aaron Wheelz desceu uma rampa gigante e fez um salto radical. Em seguida, Diogo Nogueira, Maria Rita e Xande de Pilares cantaram clássicos da música popular brasileira numa animada roda de samba.

Uma projeção digital fez o piso do Maracanã parecer uma piscina. Numa representação virtual, Daniel Dias “nadou” pela piscina, numa homenagem ao principal medalhista da história do Brasil. Ele ganhou 15 medalhas, 10 de ouro, na Paralimpíada. Daniel não compareceu à festa, pois irá competir quinta-feira (08).

Foi feita uma nova projeção. O gramado do Maracanã dessa vez virou uma praia, com surfistas, banhistas e barracas. Enquanto isso vários clássicos da música eram tocados, como “Aquele Abraço”, de Gilberto Gil. O maestro João Carlos Martin tocou o hino nacional no piano e a bandeira do Brasil se formou no centro do gramado.

O desfile dos atletas também foi bem diferente. Cada uma das delegações dos 176 países, mais a delegação de atletas refugiados, entrou com uma peça de quebra-cabeça no centro do gramado. O quebra-cabeça mostrou dos mais de 4 mil atletas que vão disputar os Jogos durante os próximos dias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.