Como você pode calcular o consumo de combustível do seu carro

0

Hoje em dia, com o aumento da gasolina, do combustível de um modo geral, e a economia provocando dor de cabeça na maioria das pessoas, é importante saber como calcular o consumo de combustível do seu Chevrolet Tracker ou de qualquer outro veículo que você possua. É claro que o consumo muda de acordo com as circunstâncias como dirigir na cidade ou na rodovia, a pressão dos pneus, as condições das ruas…

No entanto, poder saber quanto consome o seu carro, seja ele um Chevrolet Tracker ou qualquer outro modelo de veículo, não é tão complicado. Basta alguns cálculos e lembrar de recomendações como:

  • Trocar o filtro de ar do motor do seu carro
  • Manter o ar dos pneus conforme indica o manual do veículo
  • Respeitar os limites de velocidade
  • Evitar acelerar e diminuir a velocidade de um modo irregular

E, finalmente, usar uma calculadora para não cometer erros matemáticos!

Formas de calcular o consumo

Existe uma equação para determinar o consumo de combustível: número de quilômetros dirigidos por quantidade de combustível utilizado. Ou seja, o consumo de combustível de um Tracker 2021, por exemplo, é uma medida dos quilômetros que o carro percorreu por cada litro de combustível. Portanto, se você sabe a distância percorrida e também a quantidade de litros de combustível necessários para encher o tanque do seu carro, poderá fazer a divisão do número de quilômetros entre a gasolina, para obter a sua média de quilômetros por litro.

Agora bem, sabendo como é a equação para não errar no cálculo, preste atenção as dicas:

  • Depois de encher o tanque do seu Tracker Chevrolet, por exemplo, reinicie o odômetro, que fica no painel, a zero.  Isso deve ser feito na hora de encher o tanque. Verifique quando você voltar e encher o tanque: esse número será a sua quilometragem desde a última vez que você comprou combustível. Se por acaso o seu carro não tiver um odômetro, anote o número de quilómetros que o carro indica na hora encher o tanque. Comparando com a próxima vez que for comprar combustível, terá o número que procura.
  • Dirija o seu carro até o tanque esvaziar. Você poderá realizar esse cálculo sem ser importante a quantidade de combustível que ainda haja no tanque. Quanto mais usar, melhor será a leitura.
  • Quando você voltar a encher o tanque, anote quantos litros precisa para isso. Essa quantidade será o seu ‘uso de combustível’.
  • A conta é a seguinte: se por exemplo você percorreu 600 quilômetros antes de encher o tanque novamente, e quando fizer isso você encherá o tanque com 50 litros, o seu consumo de combustível será de 12 quilômetros por litro, porque 600 quilômetros divido pelos 50 litros, dá 12 km/l.
  • Praticando o cálculo: o seu odômetro marca 25.000 quilômetros com o tanque cheio. Você passou alguns dias dirigindo e chegou a hora de comprar mais combustível. Agora o odômetro marca 26.200 quilômetros e você precisa 45 litros para encher novamente o tanque. Qual será o seu consumo de combustível? Simples:

quilometragem final – quilometragem inicial / uso do combustível

(26.200 – 25.000)/47

1.200 / 47

Consumo de combustível = 25.5 km/l

Sempre lembrar os seguintes fatores:

O consumo de combustível varia de acordo ao modo em que você dirige. Ligar e desligar o motor várias vezes consome mais gasolina. Por esse motivo, o Tracker Chevrolet e todos os outros carros consomem menos combustível nas estradas do que na cidade.

O ar condicionado precisa de combustível para poder funcionar corretamente; isso reduz a quantidade de combustível. Por esse motivo, é aconselhável reduzir o ar ou apagá-lo quando a temperatura dentro do carro diminuir o suficiente. Lembre-se que o ar condicionado ao máximo pode diminuir um 25% do combustível no tanque.

Respeite os limites de velocidade: quanto maior seja a velocidade, maior será o consumo de combustível.

Usar o controle de cruzeiro durante uma viagem na estrada, por exemplo, ajudará a consumir menos combustível. Dirigindo o carro em uma velocidade constante evitará o consumo desnecessário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.