e-Título: Como ver a foto do título de eleitor? Saiba como baixar e usar o app
O aplicativo e-Título substitui a versão de papel do título de eleitor em 2020. Este ano, o aplicativo ganhou atualizações e novas funcionalidades. A versão digital poderá ser utilizada nas eleições 2020 por eleitores que fizeram o recadastramento biométrico e possuem foto no aplicativo. Os demais eleitores devem levar documento de identidade com foto.
Como baixar o e-Título?
– O aplicativo está disponível na PlayStore, para Android, e na Apple Store, para iOS, para smartphone e tablet e pode ser baixado gratuitamente.
– Após baixar, o aplicativo pedirá as informações: nome completo, nome da mãe, nome do pai, data de nascimento e tipo de documento (CPF ou título de eleitor).
– Em seguida, crie uma senha de 6 dígitos. O e-Título estará criado em seguida.
Como funciona?
– O aplicativo poderá ser utilizado para votar sem a necessidade do eleitor levar um documento de identidade oficial com foto, desde que o e-Título tenha foto, o que acontece quando o eleitor já fez o recadastramento biométrico.
– O app dá informações da zona e seção eleitoral e local exato de votação no mapa.
– Também é dada a opção de justificar o voto pelo celular durante o período de votação, ou seja, das 7h às 17h de domingo. Pelo GPS do celular, o aplicativo verifica se o eleitor está fora de seu domicílio eleitoral. Após a eleição, também será possível justificar ausência por outros motivos pelo aplicativo, anexando nele os documentos comprobatórios.
– O aplicativo permite o cadastro do eleitor como mesário voluntário.
– O e-Título permite a emissão de guia de pagamento dos débitos mais comuns com a Justiça Eleitoral e emissão de certidões de quitação eleitoral e crimes eleitorais.
Como justificar voto no e-Título?
– Na parte inferior da tela do app, clique em “Mais opções”, seguido de “Justificativa de ausência”.
– A opção de justificar ausência ficará disponível das 7h às 17h de domingo, por meio do geolocalizador do celular. O GPS irá confirmar se o eleitor está fora de seu domicílio eleitoral.
– Após as eleições, será possível justificar o voto pelo aplicativo em até 60 dias. Nesse caso, clique em “Justificativa de ausência” e preencha com os dados pedidos e anexe os documentos necessários, como atestado médico.
Como ver a foto do título de eleitor?
Nos últimos dias, a foto do e-Título dos eleitores foi um dos assuntos mais comentados das redes sociais, com internautas compartilhando seus registros e reações ao vê-los.
Assim que é feito o login no aplicativo, é mostrada a foto tirada no dia do cadastramento da biometria, assim como outras informações, como zona, seção e município. O aplicativo também informa se a biometria foi coletada. Vale lembrar que a foto está disponível apenas para quem cadastrou a biometria.
Não consigo acessar o app. E agora?
Quando o aplicativo mostra mensagem informando que os dados não conferem com os da base, pode haver alguma inconsistência nos dados informados. Os erros mais comuns estão nos nomes do eleitor, da mãe e do pai.
É recomendado emitir certidão de quitação eleitoral no site do TSE e preencher com os mesmos dados da certidão no aplicativo.
Se não for possível emitir a certidão, é recomendado entrar em contato por telefone ou e-mail com o cartório eleitoral, ou pelo telefone 148, do Disque-Eleitor, para confirmar os dados.
Comentários estão fechados.