Aplicativos de carona: como e porque usar

0

Já ouviu falar sobre os aplicativos de carona? Essa nova modalidade de transporte está conquistando muitas pessoas pela praticidade e economia, sobretudo por meio das plataformas para dividir viagens que estão se popularizando rapidamente no Brasil. E esse aumento se deve aos benefícios que os consumidores conseguem com o uso do serviço.

O compartilhamento de caronas é uma excelente ideia para economizar dinheiro e tempo em suas viagens. Além de colaborar na preservação do meio ambiente e trânsito nas cidades, diminuindo o número de veículos nas ruas.

Por que usar aplicativos de carona?

Os aplicativos de carona possuem vantagens tanto para motoristas de carros como para pessoas que pegam várias conduções para ir ao trabalho todos os dias ou mesmo para viajar. Confira quais são os principais motivos para aderir aos aplicativos de carona:

Economia de dinheiro

Quem dirige sabe que os custos para manter um carro são altos. O combustível está caro e os longos engarrafamentos nas grandes cidades ainda fazem com que ele se acabe mais rápido do que a gente imagina.

Então, por que não dar caronas e dividir os custos com outras pessoas? Fora o banco do motorista, carros comuns possuem, pelo menos, mais quatro assentos. Você pode dividir os custos de combustível, por exemplo, com quatro pessoas. Isso gera uma diminuição considerável dos custos.

E para quem quer pegar uma carona também há uma economia. Dependendo do trajeto, o custo da viagem de carona pode ser a melhor opção em relação ao transporte público, por conta da comodidade. E, na maioria dos casos, ela sai mais barata do que o serviço de viagem por aplicativos.

Na prática, os aplicativos de carona usam tecnologias de geolocalização, isso faz com que possamos encontrar pessoas que estejam na nossa rota para dividir com os custos da viagem. Assim, você pode se conectar a pessoas que trabalham ou moram perto de você, aproveitar a carona para economizar e ter mais conforto.

Menos tempo no trânsito

Diariamente, muitos brasileiros perdem bastante tempo no trânsito. Existem pessoas que ficam cerca de três a seis horas por dia presas no trânsito. Se considerarmos o nosso horário de trabalho, isso pode corresponder a, pelo menos, 25% da nossa carga diária.

Para as pessoas acostumadas a pegar ônibus, trem e metrô, e que vivem de integração em integração, tendo que pegar três conduções por dia, por exemplo, para chegar ao trabalho, os aplicativos de carona podem trazer uma grande economia de tempo.

Ao pegar uma carona com uma pessoa que vai ao seu destino ou passa por ele, você pode diminuir bastante o tempo da viagem. Afinal, acaba o tempo de espera da condução, você também não precisa trocar de condução durante o trajeto, nem parar em pontos ou estações no caminho.

Em alguns casos, o tempo de viagem pode ser diminuído pela metade. Isso aumenta nossa qualidade de vida e nos dá mais tempo para passarmos com nossa família e amigos.

Boa ação para o meio ambiente

O grande número de carros nas ruas, diariamente, traz muitos prejuízos ao meio ambiente. Em média, cada carro popular emite 150 gramas de dióxido de carbono (CO2) por quilômetro.

Com a popularidade das caronas e compartilhamento de viagens, menos veículos estarão circulando pelas ruas, logo, menor será a emissão de dióxido de carbono, o que pode melhorar, entre outras coisas, a qualidade do ar que respiramos.

Menos engarrafamentos

Além do benefício ao meio ambiente, as caronas também ajudam na diminuição dos engarrafamentos. Com menos carros na rua, o trânsito tende a fluir melhor, visto que, diminui-se o tempo de viagem e o número de veículos.

Dessa maneira, você melhora ainda mais o espaço urbano, benefício que se agrega a todos os outros que já citamos acima: economia de tempo e dinheiro, maior conforto e segurança, além da oportunidade de conhecer pessoas novas.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.