Tema da redação do Enem 2020 é divulgado

0

O tema da redação do Enem 2020 é “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. A prova está acontecendo hoje (17) em todo o Brasil. O candidato deve redigir um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, desenvolvido a partir da situação-problema e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores.


É preciso redigir um texto opinativo e fundamentado em explicações e argumentos. A redação do Enem 2020 será avaliada de acordo com cinco competências e pode chegar a 1000 pontos, entretanto, dependendo do que for entregue pelo candidato, a nota também poderá ser zerada.

Os participantes poderão discorrer sobre o tema da redação do Enem 2020 e responder às 90 questões até as 19 horas. São cinco horas e 30 minutos para resolver as 90 questões e fazer a redação.

O candidato só pode deixar a sala de provas, em definitivo, duas horas após o início das provas, ou seja, às 15h30. Só é permitido sair com o Caderno de Questões nos 30 minutos finais da aplicação, às 18h30.

Confira abaixo algumas orientações para o Enem 2020:

  • Uso de máscaras de proteção facial durante toda a aplicação será obrigatório.
  • É obrigatória a apresentação de via original de documento oficial de identificação com foto para a realização das provas. Confira a lista completa no edital.
  • A única caneta aceita é a esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente.
  • Guardar, antes de entrar na sala de provas, em envelope porta-objetos, a Declaração de Comparecimento impressa, o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados, além de outros pertences não permitidos.
  • Manter os aparelhos eletrônicos, como celular, tablet, pulseiras e relógios inteligentes com todos os aplicativos, funções e sistemas desativados e desligados, incluindo alarmes, no envelope porta-objetos lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva.
  • Manter, debaixo da carteira, o envelope porta-objetos, lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva.
  • Iniciar as provas somente após a autorização do aplicador; ler e conferir todas as instruções contidas na capa do Caderno de Questões, no Cartão-Resposta, na Folha De Redação, na Folha de Rascunho e nos demais documentos do exame.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.