Atentado em mercado nos EUA deixa 10 mortos
Neste sábado (14), um homem armado atirou em mercado em Buffalo, nos EUA, e matou 10 pessoas e feriu outras três, de acordo com as autoridades locais. A polícia também afirmou que entre as 13 vítimas, 11 eram negras e duas eram brancas.
A investigação do FBI define o atentado como “crime de ódio” e “violência de extremismo racista”. “Este foi um crime de ódio com motivação racial direta. Isso foi uma pura maldade”, disse o xerife John Garcia.
O criminoso foi identificado como Payton Genderon, jovem branco de 18 anos. Ele transmitiu o atentado ao vivo pelo Twitch, plataforma de transmissão online de videogames. Os investigadores estão revisando “manifesto” que pode ter sido publicado online pelo atirador. O documento propaga ideias racistas contra negros e judeus.
De acordo com as autoridades locais, o homem, fortemente armado, saiu do carro e atirou em quatro pessoas no estacionamento; três delas morreram. Em seguida, entrou na loja e continuou atirando. “O atirador não era dessa comunidade. Na verdade, o atirador viajou por horas até aqui para cometer esse crime contra o povo de Buffalo”, afirmou Byron Brown, prefeito da cidade.
Buffalo tem 255 mil habitantes e é a segunda cidade mais populosa de Nova York.
Pelo menos 10 pessoas foram assassinadas hoje após um atentado em supermercado em Buffalo. O atirador, transmitiu ao vivo o ataque na Twitch e publicou um manifesto se descrevendo como um supremacista branco, e dizendo que o ataque seria por motivações ideológicas pic.twitter.com/HksuEQ8O2N
— Nathália Urban (@UrbanNathalia) May 14, 2022